sábado, 18 de novembro de 2023

Eficiência IA

A Kayseri Ulasim, operadora de transporte público, selecionou o Optibus como software de planejamento, agendamento e escalação para serviços na cidade de Kayseri, Anatólia Central, Turquia, sendo que mais  de 135 milhões de passageiros viajam anualmente com a Kayseri que oferece serviços de ônibus e trens bem como bicicletas compartilhadas. Para simplificar e fortalecer processos operacionais  e otimizar serviços, a Kayseri Ulasim escolheu a plataforma de ponta a ponta da Optibus, que utiliza IA, algoritmos de otimização e computação em nuvem buscando auxiliar operadores de transporte expandir seus negócios e obter serviços e eficiência operacional. Através de produtos de planejamento, agendamento e escalação da Optibus, a Kayseri Ulasim fornece aos planejadores e operadores acesso a ferramentas digitais avançadas, alavancando tecnologias para permitir trabalho rápido, planejamento e operações eficientes. Informa que o software garante que as operações sejam planejadas e mantidas de modo eficiente, ao mesmo tempo que contabiliza horários de trabalho dos motoristas, atribuições de veículos e períodos de descanso, ideal de veículos a depósitos, uso eficiente de recursos e cenários alternativos de viagem A Kayseri relata que a qualidade e eficiência dos serviços foram reconhecidos, ganhando prêmios nacionais e internacionais de associações, incluindo a UITP, Associação Internacional de Transporte Público, nas categorias eficiência, segurança, acessibilidade e sustentabilidade. A Optibus é plataforma nativa da nuvem de ponta a ponta para planejamento, programação, escalação, operações e informações de passageiros de transporte público, alimentada por IA e algoritmos de otimização.

Neste espaço de inovação, a Zona econômica de Dubai implementa sistemas inteligentes para pedestres, através da Autoridade de Zonas Econômicas Integradas colaborando com a Derq, cuja tecnologia detecta pedestres, ciclistas e outros usuários vulneráveis da estrada. A zona econômica Dubai Silicon Oasis implementou 14 sistemas inteligentes de travessia de pedestres com IA através da  Derq, desenvolvedora de soluções analíticas de IA para segurança rodoviária e gerenciamento de tráfego no projeto. A plataforma IA de percepção e conectividade em tempo real da Derq foi projetada para detectar pedestres, ciclistas e outros usuários vulneráveis da estrada, VRUs, inédito na região, integrando-se à infraestrutura rodoviária para aumentar medidas de segurança. Através de modelos de previsão de comportamento patenteados, a tecnologia ativa proativamente sinais de alerta, luzes de advertência na estrada e até controladores de sinais de trânsito em antecipação à travessia de pedestres, prevenindo qualquer conflito potencial com veículos que se aproximam. O sistema coleta dados para aumentar a conscientização dos usuários da estrada e a capacidade de resposta das autoridades relevantes a questões de segurança e desempenho do tráfego, conquista, que segue testes extensivos em período de 2 anos  conduzidos para garantir segurança e eficácia da prova de conceito. Os algoritmos IA do sistema são projetados para detectar e rastrear veículos e usuários que aproximam da faixa de pedestre, capacidade, que maximiza eficácia do sistema no tempo de reação dos veículos ao redor dos que se aproximam, com algoritmos de controle do sistema fornecendo flexibilidade à ativar ou desativar alertas e controlar duração, permitindo personalização com base em cenários de travessia específicos. Os alertas são configurados para permanecer ativos por tempo de travessia predeterminado ou enquanto um pedestre for detectado na faixa de pedestres ou proximidades, funcionalidade avançada, que garante segurança ideal e gerenciamento de tráfego eficiente nas travessias de pedestres. O sistema está equipado com 5G de velocidade ultra-alta e baixa latência, proporcionando conectividade avançada que permite extensa coleta de dados de eventos de segurança e dados de tráfego, facilitando operação remota, manutenção e recursos de configuração ao operador do sistema e, no futuro, aproveitará tecnologias 5G para comunicar com eficácia informações de segurança e alertas à veículos conectados que se aproximam da faixa de pedestre.

Moral da Nota: investimento de 21 milhões de libras em IA moderniza os diagnósticos NHS, National Health Service, e melhora tempos de espera mostrando que o governo do Reino Unido está disposto a confiar novas tecnologias nos esforços para enfrentar  grandes desafios do NHS. O AI Diagnostic Fund estimulará a implantação de ferramentas de aprendizado de máquina, ML, que ajudam diagnosticar e tratar pacientes incluindo tecnologias de imagem IA para análise de raios-X e compromisso de implantar “ferramentas de suporte à decisão de IA” no mundo, além de redes de AVC do NHS até fins de 2023.  A presidente do Royal College of Radiologists, RCR, aponta áreas nos serviços de diagnóstico do NHS que ganham atualização digital como “agendamentos no departamento de radiologia, por exemplo, feitos por telefone, e isso é perda de tempo”, além do “potencial para automatizar e usar IA, principalmente em coisas como programas de triagem de mama, muito desse sistema é antigo e desajeitado e, se pudéssemos usar IA para acelerar isso, seria uma vitória.” Em essência, o investimento em IA é esforço para enfrentar desafio que afeta as partes do NHS, ou, tempos de espera e qualquer tecnologia que ajude diagnosticar e tratar com mais rapidez ajuda eliminar acúmulos de consultas. O chefe de software analítico da Civica não contesta o motivo ou o raciocínio por trás do Fundo de Diagnóstico de IA, mas concorda que “há  frutas ao alcance da mão” quando se trata de lidar com as pressões existentes “havendo coisas como administração em papel, direcionamento de pacientes, processos administrativos padrão ou processos de planejamento que suportam esses desafios”. A Civica construiu ferramentas IA universais e “reutilizáveis” que podem ser implantadas em diferentes mercados do setor público, variando do “simples ao muito complexo”,  sua tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres, OCR, por exemplo, pode ser usada para digitalizar documentos clínicos e armazená-los como arquivos digitais será incluída no software de registro eletrônico de saúde, EHR, baseado em nuvem da Civica no final de 2023. Embora Halliday possa imaginar futuro em que a IA seja capaz de interpretar uma imagem de forma autônoma, “estamos longe disso e não vai acontecer tão cedo”. As ferramentas de diagnóstico AI/ML podem dar à equipe a confiança necessária para determinar se um paciente sob seus cuidados requer tratamento urgente por um especialista e à pacientes com AVC e, em particular, os que exigem trombectomia mecânica, o tempo é especialmente crucial.  “IA dá aos médicos de AVC que não são especialistas em imagens a confiança para dizer: 'Vou encaminhar este paciente e colocar as rodas em movimento." O CEO da empresa de informática Data Care Solutions, acredita que o papel da IA deve ser ajudar os médicos “separar joio do trigo” e se concentrar nas partes principais de seu trabalho, principalmente em meio à escassez contínua de pessoal. Os chatbots se tornaram mais valiosos na área da saúde, principalmente para direcionar pacientes aos serviços apropriados e ajudá-los com dúvidas comuns. O estúdio digital Big Motive com sede em Civica e Belfast, criou uma plataforma de chatbot para o Departamento de Saúde da Irlanda do Norte em 2020 e dar aos cidadãos acesso a informações sobre  Covid-19, agora está trabalhando em NLP mais avançado usando modelos básicos e personalizados para ensinar sua plataforma de chatbot “a linguagem do NHS” er apoiar codificação de documentos clínicos. Um ponto crítico é o AI Diagnostic Fund negligenciar  a atenção primária, embora reconheça o número substancial de casos na atenção secundária, o fortalecimento dos serviços primários tem efeito indireto no sistema de atenção.