A implementação progressiva do 5G levará operadoras e empresas de serviços de Internet, compartilharem necessidade de aumentar os usuários buscando dois objetivos. Primeiro objetivo seria superar a lacuna global entre os que hoje usam redes móveis e os que as acessam com sistema de banda larga. O outro objetivo seria integrar 33% da população mundial ausente nas redes móveis, equivalente 2,4 bilhões de pessoas em países em desenvolvimento sobre uma população de 7,5 bilhões de pessoas. Do total de pessoas não conectadas, 35% são crianças ou idosos, segundo o Banco Mundial com dados de 2017, em princípio reduzindo a margem de usuários desconectados à 1,5 bilhão de pessoas.
A 5G é melhoria em três fatores: velocidade, latência e número de dispositivos conectados simultaneamente. Além da implantação ampla e rápida da infraestrutura aumentando a cobertura, os custos de conexão, redes e dispositivos seriam mais altos que os atuais, considerando a menor renda nos países em desenvolvimento onde o Gap se localiza. Outro fator determinante da 5G é a densidade ou número de dispositivos que a rede atenderia em condições ideais por unidade de cobertura e tempo, que se estima um aumento exponencial de 100% em relação à geração anterior. Tal fato permitiria comunicação eficaz em áreas com alta densidade populacional ou situações específicas, como eventos de massa, na transmissão simultânea entre o objeto conectado sem mediação.
Moral da Nota: a implementação 5G nos principais mercados impactará tecnologias e serviços disponíveis, no mercado de telecomunicações e nas inovações. No primeiro grupo estão a realidade virtual (VR) e aumentada (RA), o segundo grupo está relacionado ao status atual das operadoras que viram telefones fixos residenciais se transformar em estandes para wifi e telefones celulares em laptop. Por fim o terceiro grupo se refere ao novo e desconhecido que trás um sistema global de banda larga, prometendo nos levar ao nível de gigabit. A 5G destina-se a tornar suporte preferido da Internet, que em sua terceira fase diminui a lacuna de pessoas desconectadas gerando sinergias com setores industriais indiferentes, cujos canais e processos de vendas pouco variou nos 25 anos de implantação de rede móvel.