quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Maranhão e rastreamento

A Instrução Normativa Conjunta 2 publicada pelo Ministério da Agricultura, segundo a startup maranhense Culte, é oportunidade para movimentar o setor de rastreamento blockchain de alimentos no Brasil. A Culte focada no pequeno agricultor, inserindo tecnologia na agricultura familiar, estuda modos em tornar a tecnologia acessível ao agricultor onde mais movimenta a economia. O sistema, segundo a empresa, se alinha às metas da Embrapa em que consumidores mostram-se cada vez mais exigentes gerando oportunidades à inovação no agronegócio. Dentre as exigências surge a necessidade no conhecer a origem do produto antes de consumí-lo. 
Nesta linha de tomada de consciência relacionada a tecnologia e inovação, a Mastercard fez acordo com a Envisible, empresa de serviços Blockchain, na rastreabilidade blockchain de peixes e frutos do mar. A solução utilizada pela Topco tem apoio da Mastercard, em que clientes da cadeia Food City consultarão origem transferindo dados dos alimentos vendidos pela empresa. A rastreabilidade da Envisible, Wholechain, suportará via Mastercard e será utilizada pela Topco Associates LLC, apoiando supermercados nas informações sobre frutos do mar comercializados e consultados por clientes interessados em informações sobre o produto. A Topco trabalha com redes de supermercados, se destacando a Food City, que  usa a tecnologia Blockchain ao consumidor final no manuseio de produtos como Carne de salmão, bacalhau e camarão.
Moral da Nota: com a aliança a Mastercard abre espaço à Blockchain em campos além das criptomoedas, afirmando que garantir identidade dos produtos torna as operações mais transparentes, abre espaço à inclusão financeira e design de soluções, tornando o mercado mais eficiente.