O surgimento da moeda digital revolucionou aspectos do setor financeiro, do pagamento de remessas ao investimento, com a blockchain criando variedade de oportunidades e desafios. O setor imobiliário está entre os setores financeiros menos digitalizados por conta do valor relativamente alto dos ativos negociados, significando que a maioria das transações imobiliárias são tratadas por métodos cada vez mais antiquados de listar propriedades e marcar reuniões envolvendo bancos e corretoras. A blockchain tem potencial de interromper tal status quo, fornecendo métodos inovadores aos quais ativos imobiliários podem ser negociados e, decorrente a natureza descentralizada e alta transparência, tem potencial de ser método mais seguro de executar transações.
A capacidade de usar tokens blockchain para representarem ações imobiliárias, em que plataformas online como a operada pela ATLANT, fornecem meios de digitalizar ativos imobiliários em tokens blockchain. A “tokenização” blockchain de imóveis tem potencial de tornar ativos imobiliários mais líquidos que tradicionalmente, daí, negociar imóveis torna simples quanto trocar token por dinheiro com os imóveis eventualmente toenando-se tão líquidos quanto o mercado de ações. A escalada dos "contratos inteligentes", só executados até que condições sejam atendidas, aumenta a segurança a ponto de haver menos necessidade de negociar contratos legais e menos envolvimento de advogados, reduzindo risco de litígio e diminuindo o custo geral da transação. O setor imobiliário está entre os mais exclusivos do setor financeiro decorrente altos custos iniciais, no entanto, ações fracionárias negociadas como tokens blockchain permitiriam barreira menor à entrada em negociações abrindo o mercado imobiliário à investidores que, de outra forma, não teriam capital para cobrir custos iniciais. Além da economia de capital, a blockchain tem a capacidade de economizar tempo, organizando e executando contrato inteligente diretamente entre comprador e vendedor, em questão de horas ou minutos, e ser conduzido inteiramente online eliminando necessidade de reuniões presenciais ou negociações demoradas envolvendo advogados e banqueiros, beneficiando comprador e vendedor.
Moral da Nota: o potencial de revolucionar como investimentos imobiliários funcionam com capacidade de livre negociação dos bens imóveis por moeda fiduciária, tokens imobiliários ou criptomoeda, dá flexibilidade, escalabilidade e acessibilidade no mercado imobiliário aos investidores. Importa ao sistema blockchain para imóveis reduzir necessidade intermediários como bancos, corretoras e instituições financeiras, que cobram prêmio pelos serviços; evitá-los diminui custo dos negócios e aumenta lucros do comprador e vendedor. O desenvolvimento e uso blockchain possibilita investidores menos capitalizados obter fatia deste mercado, acreditando-se na sua força, mudando o modo como o mercado opera do ponto de vista de investimento. No entanto, a liquidez tem desvantagens podendo levar a volatilidade minando a razão pela qual investidores são atraídos por imóveis, atenuado até certo ponto, certificando-se que tokens blockchain representem parte da propriedade, da mesma forma que algumas empresas intencionalmente não dividem o preço das ações à medida que aumenta mantendo-as altas para serem negociadas.