O relatório “Time for Trust” cobre cinco principais casos de uso da tecnologia blockchain, ou, procedência, pagamentos e instrumentos financeiros, identidade, contratos e resolução de disputas e envolvimento do cliente, que impactam de modo significativo no PIB de um país e na economia global.
A rastreabilidade ou proveniência, caso de uso número um, com a revolução e evolução tecnológica descentralizada, necessita entendimento e fornecimento de transparência aos consumidores, por exemplo, na compra de medicamento para câncer, de preço alto, há necessidade de conhecer autenticidade; aqui entra a tecnologia blockchain. O mesmo ocorre com compras de alta costura, carros, etc cuja autenticicidade importa nas cadeias de suprimentos constituindo caso de uso blockchain. A negociação ponto a ponto, segundo caso de uso, envolve o mercado de logística com empresa enviando contêiner de Amsterdã à Austrália necessitando empresa de transporte, que o moverá ao navio e seguindo em frente, descarregando e garantindo que chegue ao importador, com blockchain substiuindo intermediário na plataforma descentralizada. Outro caso de uso envolve o compartilhamento de documentos como conhecimentos de embarque, cartas de crédito e certificados em geral, de modo digitalizado, realizado através de solução em nuvem e, com blockchain adiciona-se carimbo data/hora controlando o modo como o documento é gerado, de onde ele vem, quem o abriu, quem o editou e quem o alterou.
Moral da Nota: um conhecimento de embarque colocado na blockchain, gera economia de cem dólares por contêiner e, multiplicado pelo número de contêineres enviados por dia os números chegam à casa dos bilhões, daí, grande potencial neste caso de uso.