A Farmer Connect, startup para empresas baseadas na blockchain da IBM chamada de Food Trust Platform, compôs parceria com empresas cafeeiras. Estão envolvidas a Federação Colombiana de Produtores de Café, FNC, Itochu Corporation, The J.M. Smucker Company, Jacobs Douwe Egberts, JDE, café RGC, Beyers Koffie e Sucafina. A colaboração visa eficiência na cadeia de suprimentos conectando consumidores a agricultores que cultivam produtos que utilizam, disponível a partir de 2020.
A complexidade da cadeia de suprimentos de café vai do plantio e cultivo das árvores à colheita, descasque, secagem, acondicionamento, volume, mistura e torrefação de grãos para serem produzidos. Aí se inserem intermediários incluindo exportadores, transportadores, importadores, torrefadores e varejistas como supermercados, cafés e logistas. A Blockchain é considerada ideal no enfrentamento de tais desafios, estabelecendo ambiente transparente e imutável à transações. A plataforma do Farmer Connect compartilha o acesso permitido às informações aos produtores, fornecedores de logística, comerciantes, proprietários de marcas, varejistas, reguladores e consumidores. Permite aos membros do ecossistema rastrear produtos até a origem e compartilhar vendas e feedback dos clientes com produtores. Através do aplicativo “Thank My Farmer”, parceria entre a Farmer Connect SA e a IBM, o consumidor terá descrição do café extraindo dados da blockchain destacando a jornada percorrida em mapa interativo. O aplicativo permite consumidores aprender, compartilhar, contribuir e seguir projetos de sustentabilidade vinculados ao café, por região, variedade ou marca.
Moral da Nota: o aplicativo “Thank My Farmer” estará disponível para teste em mercados selecionados da The JM Smucker Company, JDE e outros parceiros em 2020. A Farmer Connect desenvolve sistema digital descentralizado de propriedade do agricultor, com identidade baseado na Sovrin Network permitindo rastreamento do usuário e capacidade de uso do recurso no aplicativo “Thank My Farmer”, se beneficiando de histórico digital de dados de produção e pagamento. Planeja expandir para outras commodities de pequenos agricultores como chá e cacau, pós validação do projeto para indústria cafeeira.