terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Microseguro blockchain

A Oxfam anuncia sistema de microsseguro blockchain para agricultores de arroz no Sri Lanka. A Etherisc e a InsurTech que desenvolvem protocolo para aplicativos de seguros descentralizados e a Aon plc líder em serviços profissionais de soluções de risco, aposentadoria e saúde, entregaram o blockchain de microseguros. A startup Etherisc informa que o sistema de seguros da Oxfam executou pagamentos aos agricultores que correm risco de perder colheitas por eventos climáticos extremos. A Oxfam, a Etherisc e a Aon plc enfrentarão desafios quando a nova estação de cultivo começar. A Sanasa Insurance, startup local, é parceira da iniciativa fornecendo conhecimento local, redes e execução operacional. Dentre os desafios no campo estão carência de dispositivos eletrônicos e acesso à Internet, remetendo a soluções e dispositivos off-line com suporte local de seguros da Sanasa facilitando o registro na política de grupo. 
A blockchain transforma e simplifica reivindicações de seguro, resultando em redução de custos e maior percentagem de prêmios de pagamentos confiáveis. A solução se insere no projeto de seguro inclusivo OiSL, Oxfan Siri Lanka, ampliada pela experiência da Aon em resseguros globais e pelo conhecimento da Etherisc na aplicação da tecnologia blockchain ao seguro. O sistema efetuou pagamentos a 200 agricultores inscritos em risco de perda das colheitas, refinando eficiência e dimensionando o número de agricultores que se beneficiarão do microsseguro. A Oxfam é também parceira da Sempo, startup australiana de tecnologia e da ConsenSys, empresa blockchain, testando adequação do stablecoin Dai em auxílio nas regiões de desastres naturais. O governo australiano apóia a iniciativa denominada UnBlocked Cash, sendo Vanuatu escolhida para testar o sistema.
Moral da Nota: as barreiras que impedem agricultores de utilizar seguros incluem falta de produtos de seguro acessíveis e confiáveis, falta de entendimento sobre como o seguro ajuda o agricultor sobreviver, quando e como a reivindicação é paga. A blockchain trata desses problemas pela automação, transformando e simplificando ao agricultor o processo de sinistros dispensando pela seguradora o ajustador de campo, resultando em redução de custos e percentagem maior de prêmios nas reivindicações, pagamento imediato e totalmente confiável.