quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Coca Cola blockchain

A Coca Cola através da SAP, empresa alemã de software blockchain, lança luz sobre transações mensais entre 70 franquias diferentes incluindo compra de produtos de outras organizações para concluir pedido. O piloto teve início com dois engarrafadores, Coca Cola United e C.C. Clark, se espalhando às franquias. Reportagem do Business Insider informa que a Coke One North America, CONA, empresa que gerencia operações de TI às engarrafadoras da Coca Cola, usa blockchain desenvolvida pela SAP gerenciando cadeia de suprimentos. Através de sua plataforma a CONA supervisiona franquias que fabricam, engarrafam e enviam quase 160 mil pedidos de produtos Coca-Cola/dia escalando obstáculos da CONA e outros engarrafadores em visualizar rede que gera US$ 21 bilhões em receita/ano. Devido as interações se estenderem além muros das empresas, dificultando acesso à informações geralmente visualizadas pelas próprias cadeias de suprimentos, a Coca Cola administra a comercialização de sua bebida proprietária detendo direitos de propriedade das receitas.
A Tecnologia da cadeia de blocos permite empresas de engarrafamento, visualizar inventário de outras franquias quando não possuem os suprimentos necessários para concluir determinado pedido, permitindo a CONA processar os pagamentos. Com blockchain, a CONA aumenta a eficiência das empresas de engarrafamento com produtividade, reduzindo custos e acelerando fluxo de dinheiro entre franquias. Através da blockchain a franquia informa remessas imediatas em tempo real e na impossibilidade do envio da quantia solicitada, cria um banco de dados on-line acarretando perda do receio empresarial em revelar informações privadas. Em caso de fatura incorreta com disputas entre franquias a CONA visualiza as transações no livro de contabilidade online, tomando conhecimento do que foi solicitado por determinada franquia e o que foi enviado a outra empresa. O blockchain reduz a duração das reconciliações de pedidos de 50 dias para menos tempo.
Moral da Nota: o sucesso do projeto levará a novas parcerias entre a Coca Cola e clientes como Walmart e Target. A tecnologia blockchain tem dificuldades com as empresas no compartilhamento de informações, evitando que concorrentes acessem dados necessários à manutenção do livro de contabilidade on-line. A CONA e a SAP se reuniram com cada franquia descobrindo quais informações poderiam compartilhar, embora haja relutância significativa em relação ao blockchain, a associação entre CONA e SAP é exemplo concreto de benefícios que a tecnologia oferece.