domingo, 24 de fevereiro de 2019

A Califórnia

Aquífero é uma camada subterrânea de rocha com água permitindo sua extração e distribuição pelo ecossistema de determinada região. O Delta do Rio Sacramento-San Joaquin norte da Califórnia, cobrindo área de 1.780 kms² é considerado o "nexo do sistema estadual de águas da Califórnia," descrito como “um dos maiores aquíferos dos EUA e sob maior risco." A Sweet Sense fornecedora de tecnologia de sensores e pesquisa da IBM se associou a Universidade Colorado e a The Freshwater Trust (TFT), organização sem fins lucrativos, para utilizar a tecnologia blockchain e IoT no gerenciamento do uso de águas subterrâneas. A SweetSense implementou no Quênia e Etiópia sua tecnologia de monitoramento de águas subterrâneas, abrangendo população de mais de 1 milhão de pessoas e com planos de expansão até fins de 2019 para 5 milhões.
O projeto envolve o uso de sensores IoT de dados de extração de água gravados na plataforma IBM Blockchain, compatível com smart contracts e hospedada em nuvem para satélites que detectam correlações de chuva e clima. Agricultores, financiadores e reguladores usarão um painel baseado na web, interagindo com a blockchain e monitorando em tempo real as águas subterrâneas. O sistema pode emitir as chamadas “quotas de água subterrânea,” compradas e comercializadas na região, de modo que aqueles que não precisam de todo o suprimento podem trocá-lo como créditos aos que nescessitem mais.
Moral da Nota: a fundação do Fórum Econômico Mundial (WEF) relata a eficiência do blockchain em desafios ambientais. Melhoram sistemas legados cujas soluções transformarão a gestão de cadeias de suprimento, sistemas descentralizados de energia e água, fontes de captação de recursos sustentáveis e mercados de carbono. Na Califórnia por sua vez, a Agência de Sustentabilidade das Águas Subterrâneas do Norte, integra várias agências menores em trabalho conjunto no uso sustentável de águas subterrâneas. Constitui uma série de entidades no estado obrigadas a enfrentar o desafio ambiental, depois que a Califórnia assinou em 2004 a lei de Gestão de Águas Subterrâneas Sustentáveis (SGMA).