sábado, 14 de dezembro de 2019

Notícias e Saúde Mental

A Gartner em nota publicada no Computer World revela que a blockchain responderá pela autenticação de 30% do conteúdo global de notícias e vídeos, instrumento prioritário no combate à fake news, ao passo que menos de 1/3 do conteúdo produzido no mundo até 2023 será autenticado em blockchain, contrariando a tecnologia Deep Fake. Em 2016 nos EUA o Facebook informou que as 20 maiores fake news se enganjaram mais que as 20 maiores notícias dos meios de comunicação, já que esteve envolvido em escândalos via Cambridge Analytica, centro de disseminação de notícias falsas. A blockchain com Inteligência Artificial contribuirá no combate à disseminação de notícias falsas, suportando escrita de texto e produção de vídeo na disseminação de conteúdo falso e crível, pelo rastreamento de ativos e comprovação de proveniência aplicados no conteúdo de notícias. O Facebook, a Microsoft, Amazon, Google, DeepMind e IBM, além de acadêmicos de Oxford, MIT, Cornell Tech e UC Berkeley desenvolvem ferramentas para detecção de conteúdo falso.
Notícias maliciosas na internet geram variados graus de tensão emocional naqueles direta ou indiretamente expostos a elas. Nesta ideia, o estado de saúde mental do Presidente Trump mereceu atenção em carta assinada por 350 especialistas, entre eles Bandy Lee, psiquiatra de Yale, Jerrold Post, ‘profiler’ da CIA, e John Zinner, psiquiatra da Universidade George Washington, enviada ao Comité Judicial da Câmara dos Representantes dos EUA. Os clínicos consideram a situação atual do Presidente americano mais grave que no alerta anterior consequente a pressão do impeachment. Sinais preocupantes mostram fragilidade do ego, reações de raiva narcísica com projeção das fraquezas em ataques contra os outros e tomada de decisões sem empatia, sensibilidade e racionalidade. Apreciações agressivas, insultos frequentes contra opositores e projeção do que sente sobre si próprio mostram gravidade no estado mental. 
Moral da Nota: a conclusão da Gartner é a comprovação que a Blockchain destaca no suporte da aplicação, permitindo entre entidades 'versão única compartilhada da verdade', baseada em dados imutáveis ​​e trilhas de auditoria. Já o caso do presidente Trump, parece não ser o primeiro e certamente não será o único muito menos o último.