terça-feira, 29 de outubro de 2019

Tecnologia e varejo

A tecnologia blockchain tem ampla variedade de usos em que empresas exploram modos de incorporá-la nas operações de trabalho; o Walmart é uma dessas empresas. O Walmart, empresa multinacional de varejo, usa Blockchain na indústria de alimentos, especialmente rastreabilidade, está implantando a tecnologia na melhoria do sistema de rastreabilidade de alimentos baseado em provas de conceito e testado na sua totalidade em duas ocasiões. A razão principal desse sistema é rastrear origem dos produtos alimentares vendidos no Walmart. Considerando o tamanho das operações da empresa, o sistema é grande impulso no desenvolvimento em direção do Acordo Climático de París. 
O sistema Wallmart Blockchain baseado no Hyperledger Fabric da Linux Foundation com a IBM, introduziu dois projetos em prova de conceito oferecendo melhores oportunidades de verticalidade em negócios alimentícios. O primeiro projeto rastreou a origem de todas as variantes de mangas vendidas nas lojas Walmart nos EUA. O outro rastreou a fonte de carne suína que a empresa traz de diversos estabelecimentos chineses. Por serem os projetos relacionados ao setor de alimentos, a rastreabilidade importa na segurança dos consumidores. A empresa expandiu a todo o sistema o projeto conhecido como Hyperledger Fabric do Walmart, executado em blockchain, rastreando até 25 produtos e cinco fornecedores diferentes e em breve incorporará no novo sistema fornecedores de vegetais.
Moral da Nota: o diretor sênior do Walmart Technology, avisa que “criar um sistema de rastreabilidade para o ecossistema de suprimento de alimentos é desafio há anos”, “pensamos que a tecnologia blockchain pode ser boa oportunidade ao problema pelo foco em confiança, imutabilidade e transparência.”