segunda-feira, 4 de junho de 2018

Grafeno

O grafeno consiste de uma camada de grafite separada por um átomo de espessura, disposta em favo de mel, cujos átomos fornecem eletrons gerando propriedades únicas como condutor. Atualmente é o material mais estudado nas áreas da química física etc. Além disso trata-se do material mais duro conhecido ou 1000 vezes mais forte que  aço, transparente, flexível, bom condutor de calor e eletricidade com grandes possibilidades na nanociência. 
Moral da nota: ao depositar hidrogênio atômico na superfície do grafeno, este é absorvido aleatóriamente por ela, compondo barreiras de hidrogênio que atuam como paredes impenetráveis por eletrons de grafeno. Talvez aí, um passo adiante na dessalinização da água do mar.

domingo, 3 de junho de 2018

Na contramão

Devido a passividade do governo alemão em tomar medidas visando cumprimento dos limites europeus de emissões de poluentes e devido a notícias que montadoras alemãs trapacearam testes de emissões de gases, um tribunal alemão decidiu que as autoridades podem proibir certos veículos a diesel buscando limitar emissões de poluentes, protegendo assim, a saúde pública.
Nesta ideia Hamburgo tornou-se a primeira cidade da Alemanha a limitar a circulação de veículos a diesel. Apesar da proibição envolver apenas duas avenidas da cidade, afetam veículos que não cumpram as normas europeias de emissões de gases num total de 4 a 6 mil por dia.
Moral da Nota: o governo alemão está dividido na questão e em consequência paralisa não implementando normas necessárias para a coisa andar. Dizem que o envolvimento do Judiciário se deve a fraude dos fabricantes e a passividade do governo diante o setor.
Em tempo: o Greenpeace, ele mesmo, espera que Hamburgo e outras cidades sigam Copenhagen e Amsterdã, fazendo profunda meditação na questão do transporte público.
OBS: A montadora ítalo-americana Fiat Chrysler deixará de fabricar a partir de 2021 veículos de passageiros movido a diesel. Apanhada em 2017 no escândalo de manipulação das emissões de diesel e processada por investidores devido as falsificações, continuará produzindo pick-ups e vans a diesel. Por conta do tipo de público, o diesel tem sido um mau negócio no Reino Unido com as vendas minguando 20% em 2017 e veículos de baixo carbono crescendo 34,8%.