sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Recife e São Paulo

Fundada em 1982 em Pernambuco, a MobiBrasil, operadora de sistemas de transporte público, otimizará serviços para 15 milhões de passageiros/mês operando em Recife atendendo 4,4 milhões de passageiros mensais e lançando software de planejamento e agendamento Optibus nas operações em Recife e São Paulo, maior sistema de ônibus da América Latina, a SPTrans, onde afirma transportar 10,8 milhões de passageiros/mês. A MobiBrasil responde por trazer o primeiro sistema de trânsito rápido de ônibus, BRT, para Recife, com 1,6 milhão de habitantes, cuja operação atende 4,4 milhões de passageiros mensais com 2.650 viagens diárias em BRT e linhas convencionais. A MobiBrasil informa que foi premiada à operação do BRT Sorocaba, que passou a administrar em agosto de 2020 utilizando o software de planejamento e agendamento da Optibus para atender 53 mil passageiros diários durante a semana, possuindo nas operações mais de 5 mil funcionários responsáveis pelo planejamento, programação e gerenciamento de mais de mil ônibus, 100% acessíveis para deficientes físicos, que transportam mais de 1 milhão de passageiros/dia ou 30 milhões de passageiros todos os meses. Está otimizando redes de transporte através da plataforma de software da Optibus, contribuindo à inovação no setor de transporte público do Brasil, introduzindo computação em nuvem, IA e algoritmos de otimização nos processos de trabalho do dia a dia da MobiBrasil. Criar cenários aumenta a eficiência do orçamento operacional, agendamento de rota e tripulação, frequência de viagem e ajustes de serviço e, a automação de tarefas demoradas, torna os ajustes de rede mais simples e rápidos ao passageiro resultando em melhor experiência de transporte público. Afirma que seu software de planejamento e programação está por trás das operações de transporte público em mais de 2 mil cidades e, no Brasil, o Optibus é utilizado nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal e Pernambuco.

Neste esquema emerge a Linha 4 do Metrô de São Paulo fazendo uso da tecnologia de sinalização de controle de trens baseada em comunicações da Siemens Mobility, visando aumentar segurança, disponibilidade e capacidade. A linha automatizada marca passo fundamental no esforço de São Paulo em modernizar o metrô, inaugurando o que afirma ser a 1ª linha de metrô automatizada da América Latina, sendo que a operadora ferroviária ViaQuatro iniciou a operação completa de toda a Linha 4 do Metrô com a sinalização de controle de trens em comunicações, CBTC, da Siemens Mobility. Desde a inauguração do primeiro trecho, em 2010, é a primeira linha de metrô totalmente automatizada da América do Sul a operar com GoA 4, o mais alto grau de automação que permite controle e  operação automática dos trens, cujo sistema digitalizado e otimizado permite controle eficiente e centralizado das operações, além de aumentar segurança, disponibilidade e capacidade da rede. Conhecida como “Linha Amarela”, a Linha 4 transportará até 1 milhão de passageiros/dia, originando na estação ferroviária da Luz estendida até Vila Sônia, linha que se estende por 15 km, utilizando frota de 29 trens para ligar 11 estações. A linha é operada pela ViaQuatro, empresa da CCR Mobilidade, divisão responsável pelos projetos de mobilidade urbana do Grupo CCR no Brasil e, desde 2007, a Siemens Mobility trabalha com a ViaQuatro para instalar soluções de sinalização digital, incluindo sistemas CBTC-UTO, GoA4 driverless, train-to-track, interlocking-Sicas, Trainguard MT, telecomunicação a bordo, Vicos e Scada com o sistema digitalizado permitindo a ViaQuatro aumentar o número de veículos na Linha 4, e maior frequência de chegadas de trens capacitando acomodar mais passageiros no sistema, sendo que a capacidade de atualizações contínuas sobre o status do sistema melhora eficiência operacional, resultando em menos atrasos e informações mais atualizadas. A Siemens Mobility fornece tecnologia à CCR Mobilidade incluindo projetos de sinalização e eletrificação da metropolitana de São Paulo, bem como tecnologia à 2 linhas de metrô de superfície, GoA2, em Salvador, informando que a solução CBTC Trainguard MT é usada por operadoras em Paris, Pequim, Nova York, Londres, Hong Kong e Buenos Aires.

Moral da Nota: em Tallinn, Estônia, expande rede inteligente de compartilhamento de alimentos, através da Fudloop, empresa de compartilhamento de alimentos como serviço, trabalhando com a cidade na expansão da rede de despensas inteligentes de compartilhamento de alimentos no espaço urbano através da solução de TI desenvolvida em cooperação com Valnes e Krakul, em que usuários cadastrados abrem suas despensa e doam ou levam alimentos A FudLoop, empresa de economia circular de Tallinn, expandiu sua rede de despensas inteligentes de compartilhamento de alimentos buscando reduzir desperdício de alimentos, afirma ser a primeira empresa do mundo oferecer compartilhamento de alimentos como serviço em cooperação com a cidade de Tallinn, expandindo partilha de alimentos no espaço urbano e criando  oportunidades de recolha e redistribuição de alimentos. O primeiro projeto piloto emergiu na primavera de 2022, quando a despensa de partilha de alimentos foi instalada com o edifício administrativo do Mercado Central de Tallinn, em Keldrimae 9 composta por frigorífico e prateleiras que mantêm temperatura exterior onde ficam restos de comida e o usuário do sistema retira conforme necessário. Em paralelo ao projeto de cooperação, despensas semelhantes foram instaladas nos distritos de Mustamae e Lasnamae, até o momento, o FudLoop economizou mais de 41 toneladas de alimentos em período de 14 meses, utilizadas por milhares de pessoas. A utilização da despensa de compartilhamento de alimentos FudLoop, necessita que o cidadão se cadastre como usuário no site fudloopee utilizando solução informática desenvolvida em cooperação com Valnes e Krakul, cujos utilizadores registados  abrem despensa e doam ou retiram alimentos. A identificação aumenta a segurança alimentar, evita uso indevido da despensa sendo que a mensalidade de utilização é  5€, podendo abrir uma vez por dia e retirar em média 5 unidades de alimentos, com a cidade relatando que centenas de pessoas estão fazendo uso. A FudLoop construiu 6 caixas de recolha de alimentos para testar  coleta de alimentos com os primeiros em fase piloto no centro desportivo de sauna Valdeku, em Nomme, e no centro juvenil de Paaskula, em andamento, a busca por locais adequados para outras caixas de coleta dispensando cadastro como usuário para doar nas caixas de coleta. Em 2022-2023, o desenvolvimento da rede de despensas de partilha e recolha de alimentos FudLoop foi apoiado pela cidade de Tallinn, com o Parque Científico e Empresarial Tehnopol doando 10 mil euros do Fundo de Inovação à Cidades Inteligentes da cidade.