O sistema de saúde e educação de El Salvador serão digitalizados pelo Google Cloud decorrente parceria que estabelece escritório para fornecer serviços Google Distributed Cloud, GDC, no país. A associação tem como objetivo digitalizar o país, atualizar serviços governamentais e melhorar sistemas de saúde e educação, sendo que a GDC auxiliará aproximar a infraestrutura de onde os dados de El Salvador são gerados. O presidente fala na crença que o país está se tornando “centro de inovação”, dizendo que "acreditamos que tecnologia e investimento são fundamentais ao desenvolvimento.” A aliança durará 7 anos, aguardando aprovação legislativa total, ajudando o governo digitalizar projetos e processos, como faturamento, licenças, etc e, segundo o anúncio, a entrada do Google Cloud em El Salvador marca o 1º governo latino-americano utilizar tecnologia de nuvem. “O acesso à computação em nuvem se expandiu nas indústrias e regiões ao redor do mundo”, segundo o presidente do país, acrescentando, “permite que tanto as pequenas empresas quanto o setor público usem os mesmos aplicativos e serviços que os mercados maiores”. Além disso, o país concedeu à Binance licença para oferecer serviços de criptografia a usuários e, recentemente, a iniciativa Bitcoin Beach chegou às salas de aula, ensinando mais de 25 mil alunos sobre bitcoin ajudando obter um “diploma Bitcoin” através do sistema educacional do país, com retorno à vista, caso do adolescente que conquistou o diploma e voltou à antiga escola para ensinar educadores sobre o ativo digital.
O Google Cloud planeja estabelecer uma entidade legal e escritório em El Salvador, iniciar instância do GDC que trará a infraestrutura para mais perto de onde os dados são gerados, criando um Centro de Excelência em Nuvem à oferecer orientação técnica a empresas e organizações sobre como obter maiores benefícios da tecnologia e inovações em nuvem. Enquanto aguarda a aprovação legislativa, o Google Cloud e o governo de El Salvador trabalham para colocar as tecnologias de nuvem no centro do esforço de modernização nas áreas de Governo digital, como parceiro estratégico de inovação de El Salvador, auxiliando digitalizar com segurança processos e projetos governamentais incluindo fatura eletrônica, licenciamento e outras iniciativas. O GDC será a base para essa transformação pois trata-se de portfólio de soluções de hardware e software que amplia infraestrutura e serviços do Google Cloud para qualquer lugar, até o data center do próprio cliente ou localmente na borda, atendendo requisitos regulatórios e conectividade de El Salvador, ao mesmo tempo, permitindo que o governo aproveite os benefícios de serviços em nuvem. Na Saúde apoiará esforços para oferecer cuidados de classe mundial, incorporando tecnologias de IA do Google Cloud auxiliando médicos com acesso a informações em tempo real para melhorar experiência e saúde do usuário, incluindo comunidades em todo o país. Por fim, a Educação, compromisso para implementar Plataforma de Dados Educacionais unificada, proporcionando a administradores, educadores, pais e líderes da educação pública recursos para receber informações oportunas, eficientes e consistentes, em continuidade aos esforços de modernização que começaram em 2021, quando o Ministério da Educação e o Departamento de Inovação adotaram o Google Workspace como plataforma de colaboração à 83 agências governamentais e mais de 1,5 milhão de estudantes e professores, como resultado, o Google for Education é a principal plataforma de aprendizagem ao sistema educacional nacional. Em 2022, o Google anunciou investimento de US$ 1,2 bilhão na América Latina e Caríbe nos próximos anos, incluindo subvenção do Google org à Pro Mujer para ajudar empresas indígenas lideradas por mulheres na América Central aceder microcréditos e formação em competências digitais, enquanto o Google Cloud acelera a capacidade das organizações transformar digitalmente negócios e setores fornecendo soluções de nível empresarial que aproveitam tecnologia de ponta do Google e ferramentas que ajudam desenvolvedores construir de modo mais sustentável, sendo que Clientes em mais de 200 países e territórios recorrem ao Google Cloud para permitir crescimento e resolver problemas de negócios mais críticos.
Moral da Nota: foram anunciados investimentos em El Salvador à startups ligadas à Web 3, blockchain e fintech, com a global Startup Bootcamp investindo US$ 3,5 milhões em startups salvadorenhas e promovendo desenvolvimento tecnológico na região. A SBC, StartupBootcamp, é empresa global dedicada a apoiar e acelerar startups de tecnologia no mundo, demonstrou interesse em El Salvador como ponto de partida à expansão na América Central indicando investimento e desenvolvimento de até 30 empresas emergentes dedicadas a áreas tecnológicas. A seleção das startups, feita através de chamada geral, e priorizadas as focadas na resolução de problemas específicos sendo que este investimento pode abrir portas à futuras expansões. As áreas de desenvolvimento que a SBC visa são Web 3.0, em blockchain, fintech, energia, viagens e turismo, agritech e foodtech e proptech focada no setor imobiliário, além do Ministério da Educação e a MPB, Mi Primer Bitcoin, organização não governamental sem fins lucrativos, firmando parceria para adicionar educação em Bitcoin, BTC, ao currículo das escolas públicas até 2024. O fundador da MPB afirma ser este, um projeto do Ministério da Educação que a MPB está auxiliando junto com o Bitcoin Beach, cujo programa Mi Primer Bitcoin, os alunos recebem diploma e será a principal fonte de material à parte Bitcoin.