sexta-feira, 19 de maio de 2023

Inovação e comércio

Estudo realizado pela Prosegur Cash revela que 72,4% das empresas na Espanha são comprometidas com a inovação de pagamentos em dinheiro, mostrando que a digitalização é tendência necessária, não só no campo do dinheiro,  mas nas empresas. Resultados obtidos pela empresa de serviços, 70,8% acreditam que a tecnologia contribui para melhorar automatização da contabilidade de caixa, no entanto, nota-se que dinheiro é importante, pois de acordo com o revisado pela Estratégia de Investimento, o Banco da Espanha mencionou em relatório de 2023 que este é o meio de pagamento universal usado por quase toda a população ou 3 em cada 5 pessoas. A Prosegur destaca com base nos resultados obtidos, que as empresas espanholas têm preocupações quanto ao tempo que investem na gestão de caixa, com  69,3% dos negócios espanhóis afirmando considerar que a digitalização contribuiria para reduzir tempos em procedimentos junto entidades bancárias, como depósitos e levantamentos de numerário, através de serviço que permite entrada automática de dinheiro do numerário na conta bancária. Apontaram que 47,1% nos resultados mostram que o momento de transferir o numerário para o banco é, com efeito, assunto que preocupa empresas, acreditando que automatizar atividades de cobrança contribuiria para eliminar riscos de segurança na movimentação de dinheiro, nesta ideia,  postos de gasolina são os negócios mais a favor da inovação, 78,1%, seguidos por  farmácias, 69%, e estabelecimentos gastronômicos, 74,7%.

Por conta deste ambiente, a Associação Espanhola de FinTech e InserTech, AEFI, produziu documento analisando principais tendências do ecossistema Fintech destacando modelos de negócios na transformação do setor, bem como nos hábitos dos usuários, com o monitoramento de operações que podem oferecer alerta sobre as possibilidades de atividades ilegais. Avalia que empresas FinTech e InserTech são segmentos entre startups e empresas que se tornaram fundamentais na última década para que empresas e consumidores finais alcancem seus objetivos, graças à tecnologia que utilizam para acelerar a digitalização. Conta com abordagem tecnológica digitalizada, eficiente e baseada em TI como as principais características do setor para detalhar conquistas. Mostra que Financiamento alternativo e crédito ao consumo online,  remete à flexibilidade e rapidez que o utilizador necessita, tem o desafio de responder às mudanças dos consumidores de forma permitir-lhes financiar compras rápidas e seguras. Aponta que os usuários do setor têm demandado maior alcance e melhores alternativas ao consumo e,  segundo a associação, os novos players criaram formas de pagamento rápidas, eficientes e seguras que são tendência. O Banca 2.0, neobancos que representam percentual de 30% no mercado de banco digital na Espanha, atuam no setor bancário digitalmente e a tendência é que esse percentual aumente nos próximos anos. A AEFI explica  que democratização e poupança "sustentável" na gestão de patrimônio são os mais recentes avanços tecnológicos e principal elemento democratizador da gestão de patrimônio e investimentos, Modelo de Tecnologia, a serviço da regulamentação determinando demandas regulatórias com padrões de controle e transparência via digitalização dos processos relacionados ao cumprimento dos regulamentos.

Moral da Nota: iniciativa conhecida como Techoney visa implementar, definir e melhorar setor apícola através de sistema de digitalização, desenvolvendo ecossistema  blockchain na produção de mel. Em Aragão-Espanha o desenvolvimento de projeto à criação de ecossistema blockchain permite melhor posicionamento de pequenos produtores nos mercados local e internacional. O Herald Aragón informa que o projeto denominado 'Techoney' é liderado por Tiziana de Magistris, investigadora da Unidade Transversal de Economia Agroalimentar, contando com  bolsa de 1,25 milhões de euros atribuída ao PRIMA, Programa de Investigação e Inovação em Mediterrâneo. A iniciativa implementa, define e melhora o setor apícola através de sistema de digitalização como prevenção de fraudes, garantia de autenticidade e rastreabilidade do mel atendendo necessidades dos consumidores.