Aprovar legislação regulatória e alavancar projetos-piloto na blockchain tem sido meta de governos na segurança cibernética, otimizando processos e integrando serviços hiperconectados com reforço na responsabilidade e confiança. O livro-razão oferece suporte a aplicativos do setor público e governos, incluindo gerenciamento de identidade, registro de terras, rastreabilidade da cadeia de suprimentos, moeda/pagamentos digitais, registro corporativo, tributação, votação, eleições e procuração, saúde e gestão de pessoa jurídica.
O NRC, National Research Council of Canada, construiu explorer blockchain na Ethereum experimentando administração transparente de contratos e compartilhamento confiável de dados com o público, a partir daí, alavancou blockchain. O NRC-IRAP, Programa de Assistência à Pesquisa Industrial do NRC, revelou planos em testar viabilidade blockchain na administração dos Contratos de Contribuição do Programa, financiamento de inovação à pequenas e médias empresas, este, o primeiro caso de uso do governo canadense e instituições públicas. O Governo do Canadá via blockchain emite ainda currículo digital dos funcionários, “permanente, registro seguro e próprio de habilidades e experiências, ao passo que governos de British Columbia, Ontário e Canadá formam colaboração de código aberto, a VON, Verifiable Organizations Network, que alavanca identidade auto-soberana permitindo organizações e pessoas administrativas conduzirem negócios online de modo confiável.
Moral da Nota: o governo do México planeja licitação pública blockchain, via Unidade de Governo Digital do Ministério da Administração Pública, através do HACKMX, projeto blockchain para rastrear e validar licitações à contratos públicos. Vicente Fox, ex-presidente, trabalha em projeto integrando blockchain e atividades agrícolas após investigar aplicações da tecnologia visando transparência e redução da corrupção. O governo aprovou legislação intitulada Lei Fintech de Instituições de Tecnologia Financeira, de inclusão financeira e inovação tecnológica colaborativa à reguladores, legisladores e atores privados, lei, que introduziu estrutura para regular utilização de criptomoedas.