Cardano é plataforma blockchain projetada para processar transações usando criptomoeda dedicada chamada ADA, nome decorrente de Ada Lovelace, matemática do século XIX conhecida como a primeira programadora de computador. Os tokens ADA são utilizados para pagar taxas de transação pelo uso da plataforma e distribuídos aos validadores como recompensa pela execução do sistema de prova de aposta sendo que, de acordo com o site Cardano, trata-se de plataforma blockchain descentralizada de Prova de Participação de terceira geração, com ênfase em transparência, sustentabilidade e escalabilidade. Duas entidades aglutinam esforços e recursos para apoiar o desenvolvimento da rede Cardano e estimular o desenvolvimento de dApp, a Fundação Cardano associada ao braço comercial oficial, Emurgo, para lançar projeto conjunto cujo objetivo principal é apoiar o ecossistema do protocolo blockchain e acelerar o desenvolvimento descentralizado de aplicações. Em 2021 em entrevista à Forbes, Charles Hoskinson afirmou que Cardano é 1,6 milhão de vezes mais eficiente que o bitcoin em termos energéticos com transações mais rápidas que Bitcoin ou Ethereum 1.0, chamado de Ethereum Clássico, podendo processar mais de 250 transações por segundo, TPS, comparados a 4,6 TPS para Bitcoin e 15 e 45 TPS para Ethereum 1.0 o que, segundo ele, torna a rede Cardano muito escalável, no entanto, a Ethereum 2.0 é a atualização da rede Ethereum para resolver problemas anteriores de segurança e escalabilidade.
Trata-se de blockchain público, de código aberto e descentralizado com sistema de prova de consenso de participação, PoS, usando staking, processo em que participantes da rede depositam quantias de criptografia para ganhar direito de participar da operação na blockchain. Lançado por Charles Hoskinson, cofundador do Ethereum, como blockchain com vantagem sobre o sistema de prova de trabalho, PoW, da Ethereum, blockchain de 2ª geração, originalmente construída para resolver problemas de escalabilidade do Bitcoin, blockchain de 1ª geração. A Ethereum além de realizar transações financeiras permite maior grau de programabilidade e desenvolvedores experimentarem códigos e criarem aplicativos descentralizados, DApps, na blockchain Ethereum, daí, emergiu a Cardano como 3ª geração de blockchains buscando melhorar a Ethereum com a IOHK, empresa de tecnologia Input Output Hong Kong, sustentando a Cardano com sistema PoS com vantagem sobre a prova de trabalho, POW, da Ethereum em termos de energia e requisitos de hardware que permite contratos inteligentes e transações ponto a ponto semelhantes ao Ethereum. Destaque crucial é a linguagem de programação Haskell que ajuda a rede blockchain oferecer maior segurança subjacente ao Cardano que permite criação de sistemas blockchain com funções puras resultando na criação de design com facilidade de testar diferentes componentes de forma conveniente e isolada. Cardano é uma das plataformas blockchain de melhor desempenho criptográfico, flexível, escalonável e sustentável para operar contratos inteligentes epermitindo criação de aplicativos financeiros descentralizados, jogos, tokens criptográficos e outros ativos. Como blockchain de 3ª geração, oferece camada de liquidação para transações como o bitcoin e camada de computação como Ethereum à contratos inteligentes e aplicativos descentralizados além da funcionalidade DeFi, finanças descentralizadas, inserindo exchange Sundaeswap, SUNDAE, e o protocolo de empréstimo descentralizado e sem confiança Meld, MELD.
Moral da Nota: um fundo Cardano de US$ 6 milhões foi lançado para financiar produtos blockchain na África direcionado a projetos inovadores que explora desde 2017 e, ao firmar parceria com o governo da Etiópia, busca melhorar o ensino médio permitindo que estudantes recebam identidade digital que contém registros do desempenho acadêmico prevendo que 5 milhões de estudantes sejam diretamente impactados pela parceria. No entanto, focado em soluções blockchain decorre a “falta de infraestrutura legada profundamente incorporada” que tem potencial de equilibrar as probabilidades ao continente, sendo que o fundo fornece capital enquanto a IOHK, organização por trás do desenvolvimento de Cardano, fornece serviços de ensino e orientação garantindo sucesso dos projetos selecionados. A Cardano firmou ainda parceria com SingularityNET e iCog Labs para alavancar IA, blockchain e aprendizado de máquina apoiando cientistas no continente, além de parceria com a World Mobile para conectar áreas remotas. São priorizadas startups que construam projetos na Cardano sendo motivação do lançamento do fundo o número de empreendedores no continente, com a Emurgo, Bitmex e Kraken financiando melhoria da adoção de criptografia e startups no continente. Por fim, a plataforma blockchain Veritree, baseada em Cardano, se uniu à Samsung para lançar projeto orientado ao futuro mais verde, especificamente, as entidades mobilizaram crescimento e conservação de 2 milhões de árvores em Madagáscar com Mark Newton, Chefe de Sustentabilidade Corporativa da Samsung Electronics America, comentando à época que “investir em inovações tecnológicas como as que criam melhorias de eficiência e minimizam resíduos, em combinação com soluções baseadas na natureza, são vitais na luta contra alterações climáticas.”