sábado, 2 de setembro de 2023

Bayer e carbono

A Bayer Crop Science desenvolveu em colaboração com a Bushel e a AWS, o Projeto Carbonview, solução tecnológica inédita, segundo funcionários da empresa, acrescentando que ajudará agricultores americanos conduzir cadeias de suprimentos mais sustentáveis e mitigar impacto que a agricultura tem no meio ambiente, agregando pegada de carbono dos produtos finais. O Projeto Carbonview é exemplo do foco da Bayer em conectar o agricultor na cadeia de valor para capturar melhor a contribuição de carbono e conduzir à emissões líquidas de carbono zero e, por meio da solução, podem se conectar cadeias de suprimentos sustentáveis que beneficiam  operações agrícolas e, ao mesmo tempo, minimizar emissões de carbono. Concentra em criar consciência e aceitação aos mercados de combustível de baixo carbono, sendo que agricultores elegíveis que se inscreverem no piloto receberão compensação e, com esses mercados estabelecidos, funcionários da Bayer avisam que serão compensados na implementação de práticas agrícolas sustentáveis compartilhando incentivos financeiros criados pelos mercados de combustível de baixo carbono. O foco do Projeto nos EUA permitirá que produtores de etanol com o milho como ingrediente-chave, rastreiem emissões de carbono na cadeia de abastecimento desde o plantio a produção, implementando negócios sustentáveis, fornecendo dados para tomar decisões de compra mais informadas e reduzir emissões de carbono. Aos agricultores que optam pelo programa, o Projeto agiliza coleta de dados na fazenda com o aplicativo Climate FieldView da Bayer e o conecta com dados de entrega e transporte capturados dos 54 mil usuários ativos da plataforma da Bushel nos EUA e, por meio do Climate FieldView, continuam proprietários dos dados escolhendo compartilhamento. Desenvolvido na AWS, permite acesso autorizado a transações de produtos sob demanda e dados de mercado de troca de safras das instalações de produção de etanol através da plataforma Bushel para avaliar impacto de carbono nas decisões de fornecimento e compra e, parte de um piloto recente, o Carbonview identificou oportunidades para otimizar parceiros da cadeia de suprimentos e reduzir emissões Escopo 3, ou, cadeia de suprimentos downstream, em um único ano, segundo funcionários da Bayer. O Projeto oferece outra opção de participação e captura de valor desses mercados em evolução marcando o desenvolvimento da Bayer que trabalha para construir portfólio de programas voltados ao agricultor para complementar sua existente Bayer Carbon Initiative, programa que incentiva adoção de práticas climáticas inteligentes criando fluxos de receita aos produtores que usam a tecnologia para manter o carbono no solo e fora da atmosfera.

Há quase 30 anos Steve Heckeroth projetou e construiu seu trator elétrico e, desde então, converteu tratores a diesel em energia elétrica, tratores elétricos personalizados e montou um trator elétrico experimental à Ford New Holland em 1995, hoje, como fundador da Solectrac está vendo tratores elétricos levados a sério por ambos os clientes e outros fabricantes. A Solectrac, sediada na Califórnia, vendeu 24 tratores movidos a bateria desde 2018 e acumulou US$ 1 milhão em pedidos pendentes devido problemas relacionados à pandemia, sendo que mais de 14 países e 20 cidades propuseram ou proibiram venda de carros e, em alguns casos, caminhões movidos a combustíveis fósseis, proibições, que entram em vigor de 5 a 20 anos, esperando-se proibição de pequenos tratores movidos a gasolina e diesel especialmente nas grandes cidades Atualmente, a Solectrac oferece motor de 30 hp compacto e um 40-hp modelo de utilidade e acaba de lançar motor de 70 cv, trator de vinha e pomar, que atende necessidades específicas do mercado especializado com largura estreita e maior potência. Já o Monarch é equipado com transmissão elétrica capaz de fornecer 40 cv de potência contínua e potência de pico de curta duração de até 70 hp, combina eletrificação, automação, ML, e análise de dados para trazer um trator inteligente elétrico com motorista opcional à fazenda em uma única plataforma. A empresa da Califórnia recebeu  investimento minoritário da CNH Industrial que compartilha a tecnologia de tratores elétricos e autônomos da Monarch Tractor no portfólio de marcas agrícolas da CNH. A Kubota lançou 2 protótipos de máquinas alimentadas por baterias de íon-lítio, testadas na França, tratando-se de trator compacto, enquanto o outro é mini escavadeira com a empresa dizendo que a potência máxima de ambas as máquinas será equivalente à dos modelos com motores a diesel. Destaca-se que um trator elétrico elimina o custo de combustível, óleo, DEF etc, e as baterias podem ser carregadas através de fontes de energia renováveis como solar ou eólica, para um custo de operação  menor e graças ao engate de três pontos, às válvulas hidráulicas remotas e à tomada de força, um trator elétrico pode operar qualquer implemento existente como implementos elétricos em desenvolvimento. Embora os preços ainda não estejam disponíveis para modelos protótipos, o Monarch tem preço base de US$ 50 mil e, atualmente, os tratores Solectrac custam 20% a mais  que o modelo a diesel comparável, no entanto, manutenção mais baixa deve compensar muito disso.

Moral da Nota: a divisão agrícola da Bayer, Bayer CropScience, braço agrícola da farmacêutica alemã, é parceira da BlockApps, empresa apoiada pela ConsenSys. A Bayer CropScience trabalha em iniciativas  blockchain com a BlockApps desde 2018, segundo o porta-voz da BlockApps. Fornece plataforma interoperável à redes corporativas programáveis, fundada em 2015, a Blockapps Strato foi formada a partir da parceria entre ConsenSys e plataforma de nuvem Azure da Microsoft para construir o Ethereum BaaS no Azure à clientes corporativos e desenvolvedores. A BlockApps é membro fundador da Enterprise Ethereum Alliance, EEA, iniciativa blockchain de código aberto que integrou mais de 150 empresas blockchain, grupos de pesquisa e empresas da Fortune 500, incluindo Cisco e JPMorgan, sendo que a BlockApps afirma ser a primeira empresa blockchain fazer parceria com todas as plataformas de nuvem, incluindo Azure, Amazon Web Services e Google Cloud Platform. Por fim, representantes e senadores do Colorado apresentaram projeto propondo estudo sobre o uso blockchain na agricultura e  estabelecimento de grupo consultivo blockchain especificando possíveis casos de uso incluindo rastreamento de produtos, gerenciamento de estoque e monitoramento de condições no campo, enquanto o estado malaio de Penang considerou o uso  blockchain nas cadeias de suprimentos agrícolas e de alimentos para melhorar a rastreabilidade.