Blockchain aparece como desenvolvimento inovador que o tornam atraente para instalar, armazenar e rastrear qualquer instrumento ou objeto valioso que o diferencie dos bancos de dados tradicionais, sendo ferramenta semelhante a livro digital que permite registrar transações, armazenar dados, manter registros ou firmar contratos, entre outras coisas. Todas as possibilidades que apresenta em termos de proteção da informação, faz com que cada vez mais empresas busquem adicioná-la aos negócios, como Microsoft, Goldman Sachs e Deloitte planejando lançar a própria blockchain, conforme relato que gigantes de negócios uniram forças para lançar rede blockchain 'empresarial', buscando incentivar adoção ampla da tecnologia nos mercados financeiros. A iniciativa proposta pela empresa de TI e finanças, Digital Asset, consiste em blockchain de privacidade interoperável, desenvolvida para fornecer infraestrutura descentralizada à clientes institucionais denominada Canton Network, que conectará aplicativos independentes projetados com o Daml, programa de contratos inteligentes da Digital Asset, para criar'rede que permitirá inter operação de sistemas e 'sincronização' nos mercados financeiros. O serviço permite conexão de sistemas blockchain desenvolvidos por organizações, além de criadores manterem controles e privacidade exigidos em mercados regulamentados. A novidade da proposta é, uma vez lançada, as empresas não exigirão que entidades que as executam cedam controle e, da mesma forma, permitirá interligação de sistemas separados.
Em fase beta da cadeia, a Canton conectará aplicativos desenvolvidos com Daml, a linguagem de contrato inteligente da Digital Asset, que cria sistema interoperável onde "ativos, dados e dinheiro" podem ser sincronizados em aplicativos vinculados, além disso, vinculando serviços oferecidos pela funcionalidade de ativos digitais do Goldman Sachs e da plataforma de emissão de títulos digitais, D7, do Deutsche Börse Group. A Digital Asset fornece tecnologia que impulsiona a nova blockchain, no entanto, não é proprietária da rede em si, mas de participantes incluindo a própria Digital Asset, contando com apoio de 30 empresas financeiras como BNP Paribas, broadridge, Deutsche Borse Group, Cumberland, Moody's e Paxos. Segundo anúncio, a Canton Network será blockchain interoperável com privacidade habilitada, voltada a ativos institucionais, permitindo sincronização de mercados financeiros que eram "anteriormente isolados". Começará testar suas capacidades em julho de 2023, incluindo controles de privacidade e capacidade de alcançar escala e desempenho necessários pelas grandes instituições financeiras. O chefe de serviços de emissão e novos mercados digitais da Deutsche Börse, explica que, a longo prazo, o alcance da rede é maior à medida que aplicações são construídas e, a partir da linguagem de codificação Daml, o objetivo da Canton Network será fornecer infraestrutura descentralizada à clientes nos mercados financeiros, "componente-chave à futuras infraestruturas de mercados financeiros digitais e distribuídos". Uma das parceiras do projeto a vice-presidente executiva da Cboe Global Markets explica que, quando aproveitada, blockchain pode destravar" oportunidades no mercado, sendo que a "tokenização de ativos do mundo real oferece oportunidade para criar infraestrutura de mercado e impulsionar eficiência na negociação de produtos no mundo."
Moral da Nota: a Canton Network permite que as instituições financeiras experimentem ambiente mais seguro e livre de reconciliação, onde ativos, dados e dinheiro podem ser sincronizados livremente entre aplicativos, criando oportunidades às instituições financeiras oferecerem produtos inovadores a clientes, ao mesmo tempo que aumentam eficiência e gestão de riscos. Registros de ativos e sistemas de pagamento em dinheiro são sistemas distintos e isolados nos mercados atuais e, com a Canton Network, título digital e pagamento digital são compostos em 2 aplicativos separados em uma única transação atômica, garantindo troca simultânea sem risco operacional e, da mesma forma, ativo digital será usado em transação financeira garantida através de conexão com recompra ou pedido de empréstimo alavancado. As redes blockchain de contratos inteligentes não alcançaram adoção entre instituições financeiras e empresas decorrente deficiências como falta de privacidade e controle sobre dados que impedem uso da tecnologia por participantes regulamentados na mesma rede e, atualmente, não há blockchains que ofereçam proteção ou controle de dados em qualquer camada de sua rede. A incapacidade de dimensionar com aplicativos competindo por recursos de rede global e limitações de capacidade inerentes causadas pela forma como blockchains públicas operam, alcança escala e desempenho que as instituições financeiras precisam e continua sendo desafio. A Canton Network remove obstáculos equilibrando descentralização de rede com privacidade e controle essenciais para operar em ambiente regulatório seguro e sólido, permitindo partícipes protegerem permissões, exposição e interações na rede e cumprir requisitos legais, regulatórios e de segurança. A rede conecta soluções inovadoras blockchain como a plataforma de pós-negociação D7 do Deutsche Börse Group e o GS DAP do Goldman Sachs, mantendo privacidade e permissão, sendo que à medida que aplicativos construídos pela Daml entrem em produção, conexões na rede Canton crescerão exponencialmente, por exemplo, o valor nominal mensal negociado de aplicativo excede volumes de tokens de criptografia mais ativos.