domingo, 21 de maio de 2023

Pequenas empresas

O Esuite é ferramenta digital que gerencia, de um mesmo lugar, processos das áreas financeira, comercial, talento humano, entre outras, promovendo inteligência de negócios no ecossistema, pretendendo conquistar pequenas e médias empresas que necessitam monitorar seus processos. PMEs da Colômbia e América Latina buscam atender aos processos das empresas ao mesmo tempo e ter rastreabilidade principalmente nos primeiros anos de operação, permitindo gestão integral da administração e operação dos processos estratégicos, missionários e de apoio à pequenas e médias empresas em uma única plataforma. A plataforma Esuite decorre da necessidade de expandir os negócios nos primeiros anos de operação facilitando o trabalho e, alavancados em dados, oferecem possibilidade de levar melhores decisões, sendo utilizada hoje por empresas de renome na Colômbia nos setores de construção, industrial e comercial, impactando positivamente mais de 1000 usuários. Possui tecnologia que permite utilização da plataforma de qualquer lugar do mundo oferecendo a possibilidade de gerar relatórios automaticamente em tempo real das diversas áreas e, dessa forma, tomar decisões mais ágeis, oportunas e precisas. Dados da CEPAL, Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, mostram que PME latino-americanas representam 99% das empresas da região e geram emprego à  67% dos trabalhadores, estimando-se que respondam ​​por um quarto do PIB do continente.

A consultora Mercer and Marsh levantou na Colômbia  questões que os empresários e pessoas ligadas ao talento humano ponderam por conta do fim d pandemia.  O líder da Mercer Marsh Benefits à América Latina e Caribe, avalia que mais do que riscos, questões como novas tecnologias devem ser consideradas como "oportunidades de melhorar, aproveitar as mudanças aceleradas às organizações, sem esquecer que a humanidade é e continuará ser muito importante”. Destaca itens que identifica como fundamentais à gestão de talentos em 2023 como, tendências globais para adquirir novas competências ou aprimorar a crítica, desenhar processos em torno do desenvolvimento de competências, dinamizar a experiência do colaborador e transformar e redesenhar processos à gestão ágil e metodologias mais eficazes. Realça que a mudança que a pandemia trouxe ao mundo do talento humano, a modificação da visão para tendências como o trabalho híbrido ou virtual, enquadra-se nos objetivos empresariais e organizacionais uma vez que “as empresas começam enxergar de modo mais ampla entendendo as necessidades das pessoas e como esses itens se adaptam aos desafios do mundo”. Considera fundamental “traçar a tecnologia para tornar processos mais humanos, pois existem novos tipos de trabalhos nos quais precisamos agregar valores adicionais”. O líder de estratégia de talentos da Mercer para Colômbia, América Central e Caribe, destaca que "para ser empregável, é necessário ser mais ativo ou dinâmico no que é necessário, critério para levar em conta, porque 91% das pessoas adquiriram alguma habilidade,  nesse sentido, reitera que a conjugação da compreensão dos novos desafios do talento humano resultará em “melhores experiências aos colaboradores saberem como melhorar e, a partir disso, potencializar o valor experiência”.

Moral da Nota: saúde e segurança no trabalho são variáveis de estudo desde que o teletrabalho se tornou constante global e, para as empresas, além de prevenir o risco, há necessidade de gerenciá-lo a partir do analytics e remotamente em cenários onde a modalidade híbrida ou remota se torne relevante. A Gallupp avalia que 75% dos trabalhadores no mundo poderão realizar plenamente seus trabalhos de forma híbrida ou remota a longo prazo e, segundo estudo do Ministério de TIC da Colômbia, existem mais de 209 mil teletrabalhadores no país. Neste contexto,  a Prevsis, empresa que desenvolve software à prevenção, pretende controlar remotamente o risco na Colômbia, graças à aplicação do  aplicativo que permite o controle de qualquer lugar, com um sistema que, inclusive, do celular, possibilita planejar e verificar a operação online facilitando geração de dados relevantes para análises detalhadas. O CEO da Prevsis explica que “a IA é necessidade ao apoiar a detecção de padrões atípicos, por isso, a crença que a gestão de saúde e segurança no trabalho mudou, transcendendo o presencial, tornando as empresas mais sustentáveis ​​e responsáveis ​​ao alavancar o desenvolvimento tecnológico”.