sexta-feira, 28 de abril de 2023

Hong Kong logística

A GSBN, Global Shipping Business Network, consórcio sem fins lucrativos focado em aplicativos de negócios blockchain, sediada em Hong Kong, está otimista com a tecnologia como ferramenta logística crucial de longo prazo. Relatório do South China Morning Post informa que a GSBN opera uma das maiores plataformas de negociação do mundo, descrita como alternativa à ferramenta TradeLens da Maersk,  plataforma,  construída em blockchain autorizado com governança de dados permitindo apenas partes autorizadas contribuírem e consumirem dados relacionados ao envio. Lançada em 2021, a plataforma de remessa blockchain da GSBN recorreu a parceiros  como Cosco, Orient Overseas Container Line e Hapag-Lloyd além de parceria com operadores de terminais como Hutchison Ports, SPG Qingdao Port, PSA International, Shanghai International Port Group e Cosco Shipping Ports e, dentre os membros, a alemã Hapag-Lloyd e a PSA International de Cingapura não são sediados na China continental ou Hong Kong. A The Global Shipping Business Network, GSBN, é proposta que pretende fornecer plataforma aos partícipes da cadeia de suprimentos de transporte marítimo trabalharem de modo colaborativo acelerando transformação digital do setor de transporte marítimo, sendo que a GSBN é empresa sem fins lucrativos operando na  troca de dados, tendo como acionistas fundadores operadoras globais e  de terminais. Recentemente a COSCO SHIPPING Lines, CMA CGM, COSCO SHIPPING Ports, Hapag-Lloyd, Hutchison Ports, OOCL, Port of Qingdao, PSA International e Shanghai International Port Group, SIPG, assinaram acordo de intenção em se tornarem acionistas reforçando cooperação do consórcio na GSBN. 

Após o fim da TradeLens da Maersk, Hong Kong assume a liderança na logística Blockchain com ambos, China e Hong Kong, investindo no setor de logística blockchain para assumir liderança. O cancelamento da plataforma de cadeia de suprimentos blockchain em 2022 pela Maersk não impediu que  construtores da indústria desistissem dos aplicativos blockchain no comércio global. A hegemonia da TradeLens associada a IBM e Maersk pode acabar se GSBN e Chaingotech deslancharem no comércio internacional gerando dividendos e, por enquanto, dominado pela Maersk, com a GSBN emergindo como concorrência. O ecossistema chama-se TradeLens e fazem parte da plataforma o Walmart, Wave, One Network Express, Seaboard Marine, Samsung, Unifeeder evoluindo em seus sistemas de cadeia de suprimentos, no entanto, empresas não inseridas na rede têm promovido novas plataformas. Grandes consórcios lutam pelo domínio do mercado, não só financeiro, mas nos serviços e, pela universalidade dos sistemas a serem utilizados, as soluções oferecidas na blockchain em logística de transporte não são exceção. A IBM e a Maersk, gigante da indústria de transporte marítimo no mundo, projetou rede blockchain na cadeia de suprimentos,  ecossistema desenvolvido pela IBM Cloud e IBM Blockchain e, com  a plataforma TradeLens, fornece ferramentas digitais às entidades no comércio global compartilhando informações e colaborando com a segurança, gerando aceitação da comunidade internacional já que ambos são empresas de reputação reconhecida e guia à empresas emergentes. O software oferecido pela IBM, gigante da computação, é difícil de rejeitar, com dados mostrando que o projeto inovador faz parte de grande número de portos e terminais terrestres no mundo e, segundo dados da Maersk, 200 portas fazem parte da rede blockchain promovida por eles e projetada pela IBM, sendo que o DP World, gigante do setor de logística, ingressou na rede a partir da Índia mobilizando mais de 70 milhões de contêineres em 2019.

Moral da Nota: Hong Kong tornou-se centro Web3 e de criptomoedas com governo adotando regulamentação clara no setor, apesar da proibição cripto na China, com algumas empresas relacionadas ao governo como a CPIC, empresa estatal,  demonstrando interesse em investir em criptoativo e lançando fundos relacionados às criptomoedas. Vale lembrar que empresas estão combinando blockchain e AR, realidade aumentada, para desenvolver sistema de manutenção portuária visando aumentar rastreabilidade das operações de manutenção portuária através da implementação da certificação blockchain. O provedor de soluções Blockchain Jelurida em parceria com a empresa de realidade aumentada, AR, Augmenta Solutions,  desenvolve sistema de manutenção de infraestrutura portuária. O projeto aumenta eficiência, reduz tempo de inatividade e melhora precisão das tarefas de manutenção portuária, importantes para atender navios, cargas e passageiros. Em 2020, grupo de pesquisa da Universidade de Girona e Aumenta Solutions, colaboraram no desenvolvimento de sistema de manutenção em blockchain, combinando a tecnologia e a certificação AR ,  aumentando rastreabilidade das operações de manutenção. A Aumenta Solutions e a empresa de tecnologia de informação MSI abordam o mercado mundial de infraestrutura portuária com a tecnologia e, de acordo com o sócio-gerente da Aumenta Solutions, o projeto é baseado no programa de certificação blockchain.  A realidade aumentada é usada no espaço Web3 e, na Metaverse Fashion Week, foi projetada na Piazza del Duomo di Milano  passarela AR híbrida e o fabricante de uísque Jack Daniels criou campanha Web3 usando colecionáveis ​​digitais em AR e Polygon, permitindo partícipes arrecadar caixas digitais com recompensas como vale-presente e viagens à destilaria Jack Daniels.