A Blockchain auxilia a indústria de notícias controlar a qualidade dos dados, monetizando conteúdo, prevenindo pirataria e alocando anúncios, afetada pela disponibilidade e subsequente “comoditização” do conteúdo, prejudicada pela pirataria da propriedade intelectual. A Blockchain tem potencial de resolver desafios da indústria de notícias, fazendo com que o conteúdo pago receba impulso de modelos de preços em micropagamentos, com opções de monetização surgindo a partir de inventário de conteúdo fragmentado, por exemplo, blogs, notícias, fotos e etc. A utilização inovadora Blockchain vai da segurança de notícias confidenciais a criptomoedas em transações monetárias, além do fornecimento de verificação aos leitores.
Organizações de notícias enfrentam questões desde confiança a disputas de pagamento, notícias falsas e concorrentes em crescimento, observando fatos em canais de notícias ou jornais divergentes dos que aparecem em plataformas de mídia social, criando problemas de confiança contra a organização. Questões de pagamento decorrente o trabalho em conjunto, incluindo jornalistas freelance, em tempo integral, escritores e editores, além do fornecimento de notícias novas, verificáveis e factuais, se inserindo nas preocupações com o tempo de recepção pelos leitores.
Moral da Nota: a corrida pela publicação de notícias de última hora leva a coletania confidencial e, em consequência, a segurança é essencial para que hackers não roubem o trabalho do jornalista, mais essencial ainda, proteger na organização informações de funcionários não associados ao projeto. A Blockchain desempenha papel significativo na proteção dos dados através de banco de dados descentralizado, armazenando informações na rede de blockchain. Funcionalmente, acessar dados do livro razão blockchain requer validação, ou seja, inserir código 'difícil de quebrar' formado da combinação de chaves privadas e públicas, sendo que apenas participantes do projeto terão acesso à informações, portanto, não há risco dos dados serem adulterados. Através da blockchain emergem modelos de pagamento, incluindo criptomoedas ou contratos inteligentes autoexecutáveis e, quando combinados com aplicativo blockchain como Ethereum, por exemplo, fornecem modo seguro de transações. O protocolo de software executará algoritmo "já construído" avaliando o trabalho do redator pagando de modo automático e, no caso do jornalista freelance ou em tempo integral, podem vender conteúdo à organizações de notícias utilizando tal abordagem e obtendo remuneração diretamente e sem interação humana. Por fim, a blockchain auxilia verificação de fontes de informação, combatendo noticias falsas, imprecisas e tendenciosas, alimentados por anúncios e, em caso de persistência, os leitores perderão interesse no conteúdo escrito.