quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Resiliência urbana

Savills 2022 Impacts é programa que examina 500 cidades com métricas em força econômica, economia do conhecimento, tecnologia, governança ambiental e social, ESG,  e investimento imobiliário. Os dados indicam que Nova York lidera o Índice de Cidades Resilientes 2022 com Londres, Los Angeles, São Francisco e Tóquio como as 5 principais do Índice. Avisa que Copenhague e Toronto aparecem no top 10 para ESG em 8º e 9º lugar, combinado economia do conhecimento e desempenho tecnológico, remetendo sinal de crescimento futuro no foco pós-pandemia em saúde, bem-estar, redução da poluição e combate às mudanças climáticas. Examinando volumes imobiliários, Los Angeles é a cidade mais resiliente à investimentos, passando à frente de Nova York e Dallas na 3ª posição e São Francisco na 4ª posição, sendo Berlim a cidade europeia com melhor desempenho à investimento imobiliário à frente de Londres em 7º. 

O chefe de investimento global transfronteiriço da Savills, explica que “as cidades atraíram investimentos imobiliários recordes em 2021,  US$ 1,3 trilhão transacionados, 59% acima de 2020 e 22% à frente de 2019, o ano mais alto anterior e conclui que,  no futuro, espera que as maiores cidades continuem atrair volumes significativos em setores considerados porto seguro em tempos de incerteza. As métricas da Cidade Resiliente foram definidas como Fundamentos econômicos com economia de escala segura e dinâmica,  alta riqueza pessoal e forte demografia, além de Economia do conhecimento e tecnologia: emprego de alto valor agregado e financiamento de capital de risco, educação de qualidade e inovação nos negócios ESG,  sociedade que valoriza práticas ambientais sustentáveis, acesso a cuidados de saúde, inclusiva e justa com governança suficiente, Imobiliário com mercado  líquido prontamente investido e título de propriedade. Cingapura e Shenzhen acordaram oito memorandos de entendimento, MoUs, sobre maior acesso a oportunidades de mercado na Área da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, GBA, e Sudeste Asiático, SEA, inserida no  SCI, comitê de implementação da Iniciativa Cidade Inteligente, significando compromisso de ambos os lados com a conectividade digital que, segundo eles,  tornou-se mais pertinente em meio a pandemia. O SCI é centrado na conectividade digital; inovação, empreendedorismo, intercâmbio e desenvolvimento de talentos tecnológicos. A iniciativa apoia empresas e indivíduos à medida que avanços tecnológicos na economia digital transformaram o modo como as empresas operam e os indivíduos consomem serviços. Na busca por auxiliar empresas a inovar e aproveitar oportunidades de crescimento, emerge o Centro Asiático para PMEs criado para facilitar acesso a ecossistema  de compradores, vendedores, provedores de serviços de logística, financiadores e provedores de soluções digitais. Facilita parcerias transfronteiriças confiáveis ​​à medida que empresas crescem e expandem à novos mercados, com 50 PMEs vendendo hardware industrial, produtos químicos, segurança, material médico e de escritório no Eezee.sg,  plataforma digital B2B apoiada por IMDA e ESG sob iniciativa Grow Digital com acesso a base de compradores de 4 milhões de PMEs no ecossistema PMEs da YiQiYe na China.

Moral da Nota: o The Routing Company, TRC,  aplicativo de transporte sob demanda e planejamento de ponta a ponta, oferece aplicativo multifuncional  para integrar dados em tempo real, com funcionalidade do Google Maps e controle de envio sob demanda. Combina conveniência do trânsito responsivo à demanda com eficiência do trânsito fixo, na prática, transporte sob demanda e planejamento de viagens de ponta a ponta em um só lugar.A TRC é  plataforma global de gerenciamento e roteamento de veículos sob demanda, faz parceria com as cidades e desenvolvida por veteranos do MIT.O Pingo Journey é recurso do aplicativo Ride Pingo que permite passageiros viajar de transporte público sob demanda e planejar viagens de transporte público em um só lugar. Permite planejar viagens multimodais, solicitar e comprar passagens de transporte sob demanda conectando todos os outros modos de transporte na rede.  O recurso está disponível para aquisição por agências de trânsito do mundo e previsto para ser lançado na América do Norte no outono.