sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Polygon

A Polygon, plataforma de desenvolvimento blockchain,  lança na Colômbia a rede pública  Polygon zkEVM Scaling Solution Testnet tendo inseridos projetos como Uniswap, Nave, Lens Protocol e Midnight Society. O lançamento é considerado tecnologia  importante no mundo blockchain, pois trata-se de solução com objetivos de design,  escalabilidade infinita, garantias de alta segurança e experiência semelhante ao Ethereum. O  projeto oferece implementação completa e de código aberto do zkEVM. destinando-se incentivar desenvolvedores explorar a rede, identificar bugs e colaborar com a Polygon inaugurando nova era de adoção Web3. O Polygon zkEVM  "equivale ao ethereum",  significando que herda o ecossistema desenvolvedor amplamente adotado do Ethereum, cujos contratos inteligentes existentes, ferramentas de desenvolvedor e carteiras já construídas no Ethereum e no PoS do Polygon funcionarão  enquanto se beneficiam da segurança Ethereum e, ao longo do tempo,  escalabilidade massiva. O Polygon zkEVM aproveita o poder dos testes ZK para reduzir custos de transação e aumentar desempenho, graças a segurança do Ethereum o que torna adequado à soluções que exigem velocidade e segurança como pagamentos, finanças e jogos, além disso,  o Polygon zkEVM permite empresas construir aplicativos descentralizados completos, robustos, rápidos e de baixo custo no Ethereum. O comunicado avisa que “o que diferencia o Polygon zkEVM é sua equivalência à máquina virtual Ethereum, significando que desenvolvedores não precisam usar novas linguagens de programação e ferramentas no código existente para migrar ao zkEVM, benefício do ponto de vista dos construtores, pois remove atrito de integração, bem como necessidade de auditorias de segurança adicionais da base de código atual.”

Neste conceito, o Nubank avança no mercado de criptomoedas: lançando seu token em 2023, o "Nucoin". O ativo será lançado no México e Colômbia desenvolvido pela Polygon  estando disponível aos 70 milhões de usuários da startup, no entanto, a empresa avisa que será distribuído gratuitamente e utilizado para oferecer descontos e serviços e,  segundo o Nubank "o Nucoin é maneira de reconhecer a fidelidade do cliente e incentivar envolvimento com produtos ". O banco lançou no Brasil em junho de  2022 sua plataforma de negociação de moeda digital e, um mês depois, o espaço havia atingido um milhão de usuários sendo que o ativo pode ser utilizado para realizar compras na empresa de e-commerce, bem como forma de devolvê-las. Na Argentina,  o Banco Central, BCRA,  proíbiu instituições financeiras de vender criptomoedas a clientes, enquanto o Nubank anunciou permissão no Brasil  à aquisição de Bitcoin e, pós acordo com a Paxos, depósito de valor aos usuários.

Moral da Nota:  o Nucoin terá processo de criação de tokens que contará com colaboração de 2 mil clientes nos próximos meses. No início de 2022, a Berkshire Hathaway de Warren Buffett, vendeu parte das participações na Visa e Mastercard aumentando exposição ao Nubank, comprando US$ 1 bilhão em ações após vender ações da Visa e Mastercard por 3,1 bilhões de dólares. O anúncio do Nubank segue movimento igual da MercadoLibre Inc, que anunciou criação de criptomoeda relacionada ao programa de fidelidade MercadoCoin, negociável em exchanges e de valor flutuante.