sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Pegada de carbono

Aplicativos como The Earth Hero, Klime, Map My Emissions auxiliam descobrir modos de agir em relação às mudanças climáticas, rastreando e medindo a pegada de carbono e com cerca de 100 ações personalizadas sugerindo mudanças e alternativas na dieta, transporte e estilo de vida.Para verificar as emissões de carbono ao comer um hambúrguer, viajar ao trabalho ou dormir com o ar condicionado ligado, por exemplo,  aplicativos e tecnologia desenvolvidos por startups mitigam ou calculam o impacto de carbono, Conceitualmente, pegada de carbono é a quantidade total de gases  efeito estufa gerados por nossas ações ou atividades, por exemplo, carregar o celular,  pedir hambúrguer online ou se deslocar ao trabalho, há consumo de energia, sendo a maior fonte de emissões de gases efeito estufa. O setor de energia inclui transporte, eletricidade e calor, edifícios, manufatura e construção, emissões fugitivas e queima de outros combustíveis. Empresas têm responsabilidade em relação à emissão de carbono de um país, além de organizações corporativas e indústrias, startups lideram o desenvolvimento de plataformas para resolver problemas relacionados às emissões. A startup indiana Lowsoot trabalha com indivíduos e organizações à calcular, rastrear e compensar a pegada de carbono, incorporando ferramentas digitais e rastreando atividades sustentáveis, Outra empresa, a 3SC Analytics, ajuda empresas, medir, gerenciar, reduzir e monitorar a pegada de carbono, ao mesmo tempo que atingem suas metas de economia de custos. Através da plataforma Carbonex projetada para reduzir a pegada ambiental das cadeias de suprimentos corporativas, usa análises avançadas baseadas em IA e orientadas por dados, permitindo monitoramento, triagem, medição e redução da pegada de carbono de uma organização em cada etapa da jornada da cadeia de suprimentos.

O conceito de Monitoramento do Ar era limitado ao uso científico ou governamental,  no entanto,  o aumento da conscientização  e o avanço tecnológico e, através de sensores de monitoramento do ar, tornaram-se conceito doméstico. A contaminação do meio ambiente afetou a água, alimentação,  ar e saúde, com poluição do ar de fontes internas e externas representando risco ambiental globalmente. Diretrizes Globais de Qualidade do Ar da OMS, AQGs, fornecem evidências  dos danos que a poluição do ar inflige à saúde, em concentrações mais baixas que se entendia antes  e, de acordo com os dados, a cada ano, a exposição à poluição do ar causa 7 milhões de mortes prematuras, 3,2 milhões devido à poluição residencial causada por cozinhar, aquecer, gerar eletricidade e poeira. A Agência de Proteção Ambiental dos EUA esteve envolvida em pesquisas sobre sensores de ar de baixo custo, através de workshops e avaliações de dispositivos divulgando em 2013 conceitos no Guia do Sensor de Ar.  A OMS divulgou ideias sobre níveis de qualidade do ar recomendados  aos países, com o último relatório de Ações sobre Qualidade do Ar do Programa das Nações Unidas  ao Meio Ambiente, observa que há lacunas no monitoramento da qualidade do ar. O governo  indiano lançou o Programa Nacional do Ar Limpo, NCAP, como estratégia nacional em reduzir níveis de poluição do ar no país e, em 2021, o governo de Delhi experimentou a tecnologia instalando 2 torres Smog de 24 metros de altura registrando níveis de PM 2,5 do ar e, dizem,  purifica o ar em um raio de 1 km² ao redor da estrutura. Dispositivos plug-n-play com sensor de ar são configurados em qualquer sala para verificar a qualidade do ar em uma casa, sendo os  dados coletados apresentados em relatório com sugestão de soluções .

Moral da Nota:: o Parlamento Europeu aprovou pela primeira vez  resolução 2021/0366, aprovada com 453 votos a favor, 57 contra e 123 abstenções,  que abre possibilidade à imposição de sanções comerciais contra países devido o desmatamento. A proposta estabelece que o abastecimento de produtos agropecuários como carne e soja por empresas europeias, seja feito sem gerar desmatamento de florestas e violações de direitos humanos, podendo  elevar barreiras contra produtos cultivados em áreas desmatadas. O Parlamento Europeu ampliou a gama de commodities impactadas pela proposta, incluindo borracha, milho e couro, além de estender a definição de florestas para incluir áreas arborizadas como o cerrado brasileiro, incluiu a necessidade de garantias de respeito aos direitos humanos e de povos indígenas nas cadeias produtivas das empresas. O projeto necessita ser aprovado em cada um dos 27 países-membros da UE.