Oráculo no mundo blockchain é um protocolo ou serviço para transferir informação verificada e confiável ao blockchain, utilizado em aplicações e inventado para abordar limitação das aplicações baseadas em blockchain. Provedores de informação externa à redes descentralizadas, via dados e finalidades utilizados nos smart contracts, ou, contratos digitais auto-executáveis. Permitem funcionalidade às aplicações descentralizadas, DApps, trabalhando como um portal, trazendo e levando dados, isto é, quem repassa este dado ao oráculo para entrar na blockchain é uma entidade externa, automatizada ou não, sendo que o oráculo obedece ao smart contract realizando busca pela informação no local previamente informado. Existem oráculos que buscam a informação através da internet, outros que utilizam sensores físicos, além dos oráculos baseados em consenso, sendo possível que esta comunicação seja em duas vias com blockchain provendo uma informação para o mundo exterior. Através do oráculo são obtidos dados reais de diferentes sites que revelam resultados esportivos, por exemplo, coleta e verifica informações de páginas web para criar consenso e fornecer resultado preciso não manipulável. Os oráculos são um tipo de fonte de dados que informa a rede de eventos que ocorreram no exterior, com isso, permitem que, nesse caso, o contrato inteligente possa ser ativado para liberar fundos pós cumprimento das condições pré-determinadas no contrato, daí. o potencial de contratos inteligentes se estender ao mundo real.
Os oráculos de blockchain conectam blockchains a sistemas externos, permitindo que contratos inteligentes sejam executados com base em entradas e saídas do mundo real, fornecendo meio ao ecossistema Web 3.0 de se conectar a sistemas legados existentes, fontes de dados e cálculos avançados. As redes oracle descentralizadas, DONs, permitem criação de contratos inteligentes híbridos que combinam infraestrutura off-chain e código on-chain para construir aplicativos descentralizados complexos, DApps, que reagem a eventos do mundo real e interagem com sistemas tradicionais. Cada nó na rede blockchain deve obter a mesma saída com a mesma entrada, por exemplo, se um nó tentar validar a transação de outro nó, o resultado será diferente, arquitetura projetada com o determinismo em mente. Na blockchain, o consenso é para concordar com um valor de dados e o determinismo é essencial para que os nós alcancem o consenso, sendo que prova de trabalho ,PoW, consenso de Nakamoto e prova de participação, PoS, consenso bizantino, coloca o consenso com uma das principais razões que permitem o funcionamento da blockchain. O enigma do oráculo blockchain expõe limitação básica dos contratos inteligentes, ou, não poderem se vincular a dados ou sistemas fora do contexto blockchain nativo, sendo que os recursos externos são conhecidos como “off-chain”, enquanto os dados registrados na blockchain são conhecidos como “on-chain”.
Moral da Nota: oráculos de software fornecem dados de fontes digitais, como sites, servidores ou bancos de dados, enquanto os oráculos de hardware fornecem dados do mundo físico. Os oráculos de hardware fornecem e retransmitem dados de sensores de movimento de câmera e sensores de identificação por radiofrequência RFID, já o software Oracle pode fornecer dados em tempo real como taxas de câmbio, flutuações de preços e informações de viagens. Os oráculos criam canal de comunicação bidirecional com blockchains, enviando e recebendo dados, ao passo que os oráculos de entrada são mais propensos a fornecer dados fora da cadeia do que os oráculos de saída, enquanto os dados importados podem representar quase tudo, desde movimentos de preços de ativos a condições climáticas e verificação de pagamentos. Um cenário programável frequente à oráculos de entrada, por exemplo, é se um ativo atingir determinado preço, determina ordem de compra, enquanto oráculos de saída, por outro lado, notificam o mundo exterior sobre evento que ocorreu na cadeia.