Blockchain é um tipo de banco de dados com coleção de informações armazenadas em sistema de computador no formato eletrônico, cujas informações ou dados são estruturadas em formato de tabela facilitando localização e filtragem de informações. Os bancos de dados são projetados para armazenar grandes quantidades de informações que podem ser acessadas, filtradas e editadas de modo fácil e rápido por usuários a qualquer momento. Além disso, grandes bancos de dados hospedam em servidores formados por computadores com capacidade de armazenamento necessária à que usuários possam acessar simultaneamente, essa é a diferença entre um banco de dados e uma unidade de armazenamento em nuvem. A primeira diferença entre blockchain e banco de dados é como os dados são estruturados, sendo que um banco de dados estrutura dados em tabelas, enquanto a blockchain reúne informações em grupos conhecidos como blocos que contêm conjuntos de dados. Cada bloco tem capacidade de armazenamento específica encadeada com o bloco anterior quando está cheio formando cadeia de dados. por isso, é chamado de blockchain ou milhões de blocos cheios de dados encadeados. Esse sistema significa que cada blockchain é um banco de dados complexo criando cadeia irreversível quando implementado em sistema descentralizado, quando um bloco está cheio é imutável tornando-se parte de uma linha do tempo, de modo que cada bloco na cadeia tem carimbo data/hora de quando é adicionado à cadeia. O objetivo da blockchain é permitir que informações digitais sejam gravadas e distribuídas e não editadas, por isso não é um banco de dados em si não podendo ser modificado pós preenchido e encadeado.
A utilização de rede blockchain tem vantagens como a precisão da string ou transações que fazem parte da blockchain precisando ser aprovadas por milhares de computadores eliminando o envolvimento humano na verificação, que significa menos erros e um registro mais preciso das informações. Em caso de erro em apenas uma cópia da cadeia de blocos, para se espalhar, pelo menos 51% da rede teria que ter o mesmo bug o que é altamente improvável. Outra vantagem é que a blockchain elimina necessidade de verificadores externos em que qualquer membro da rede Bitcoin, por exemplo, pode verificar e verificar a blockchain a qualquer momento. Os dados da Blockchain são descentralizados, significando que não são armazenados em local central, sendo copiados e distribuídos por ampla rede de computadores tornando difícil adulteração, já que precisaria de acesso a todas as redes para comprometê-los totalmente. Além disso, cada vez que uma transação é registrada é verificada pela rede, significando que os milhares de computadores que a compõem confirmam que os detalhes da compra estão corretos.
Moral da Nota: a blockchain funciona de modo diverso de um banco tradicional, pois é 100% descentralizado e conta com milhares de computadores para verificar as transações. Outra diferença está na forma de realizar as transações, enquanto a blockchain permite que qualquer pessoa com conexão à internet faça transferência, os bancos exigem posse de conta, celular ou computador. A Lightning Network,LN, permite partícipes transferirem BTC entre si sem taxas usando carteiras digitais e uma segunda camada é adicionada à rede Bitcoin para permitir transações entre partes fora da blockchain chamadas de transações fora da cadeia, aumentando desempenho sem comprometer recursos de descentralização ou segurança da blockchain original. A Lightning Network cria canais de pagamento entre usuários em um banco de dados distribuído para que possam realizar transações entre si, sem que outros usuários recebam suas informações o que define transações fora da cadeia. É divisor de águas no mundo das criptomoedas pois foi projetado para acelerar o processamento de transações e reduzir custos associados ao blockchain do Bitcoin, concebido em 2015, no entanto, a medida que cresce tornar-se-á alvo de invasores. Por fim, a Segregated Witness ou SegWit, refere-se a mudança de processo no modo como o Bitcoin mantém dados de transação na blockchain, tendo sido criado para renovar como os dados são armazenados na blockchain do Bitcoin permitindo que a rede contenha mais transações em um único bloco, melhorando o desempenho das transações.