sábado, 27 de agosto de 2022

Fato relevante

Saudado pelo Guardian como grande vitória que aponta caminho a seguir, a Califórnia proíbe venda de veículos novos a gasolina até 2035 à medida que busca reduzir emissões e combater a emergência climática, aprovando plano para eliminar venda de carros movidos a gasolina nos próximos 13 anos no maior mercado de automóveis  americano. A votação ocorre dois anos após o governador, Gavin Newsom, emitir ordem executiva exigindo que a venda de carros novos fosse de emissão zero, além, da exigência que caminhões médios e pesados ​​tenham 100% de emissão zero até 2045  “quando possível”. A Califórnia é o primeiro estado implementar esse plano, sendo que 15 outros países, incluindo Reino Unido, França e Alemanha tem compromissos semelhantes, no entanto, como nos demais países, os californianos podem possuir carros movidos a gasolina e vendê-los no mercado de carros usados ​​sob o pedido. A Carb avisa que em 2021, 12% dos carros novos vendidos na Califórnia eram de emissão zero e a nova regra exigiria alcance de 35% das vendas até 2026, 68% até 2030 e 100% até 2035, sem afetar os carros que estão na estrada.

A medida entra em vigor em 2035, reduz de modo drástico emissões de CO2 nas próximas duas décadas, impulsionando a venda de modelos híbridos e elétricos plug-in. O governador Gavin Newsom chamou a iniciativa de "ousada" e "inovadora" que transforma a indústria automobilística americana com seus 29 milhões de veículos registrados, sendo 16 milhões de carros, principal mercado às montadoras.  A proposta aprovada após cinco horas de discussão no órgão responsável pelo combate à poluição, está em linha com medidas tomadas no Canadá, Reino Unido e países europeus que estabeleceram metas nacionais para eliminar carros a combustão entre 2030 e 2040.  A Califórnia estima que, até 2040 terão reduzido os gases de efeito estufa em 50% e as emissões smog tóxico em 25%, sendo que outros 17 estados podem seguir seu exemplo  nos próximos anos. O detalhe é que a iniciativa impõe metas  consideradas  de desafio difícil por alguns especialistas, segundo a Alliance for Automotive Innovation, que representa os principais fabricantes, a venda de veículos elétricos nos EUA representa  4,4% do mercado,  maior número já registrado e o dobro de 2020.  A tendência é de alta ao principal mercado de veículos elétricos, Califórnia,  representando 13% das vendas de carros novos, segue Washington D.C com 10,9%, Estado de Washington e Havaí 7,7%, Oregon 7,6% e Colorado 6,2%. Importante dizer que o  órgão que aprovou por unanimidade a medida tentou evitar a palavra proibição, o conselho, cuja sigla em inglês é CARB, abreviação de carbono, explica que permitirá fabricantes venderem modelos híbridos que combinam combustível com eletricidade, no entanto, devem ter bateria que permita autonomia de 80 quilômetros antes de passar à combustão a gasolina. O Estado penalizará os fabricantes com multas de até US 20 mil por carro que ficarem aquém dos objetivos impostos a partir de 2026.

Moral da Nota: as montadoras estão prontas ao desafio explicando em comunicado da Ford "estar comprometida em construir futuro zero emissões" com investimento de US 50 bilhões para aumentar a produção de veículos elétricos e baterias. A Toyota, que derrubou a GM em 2021, torna-se líder em vendas nos EUA, reconheceu a visão do conselho e sua "liderança e autoridade para estabelecer metas de emissões".  A GM avisa que planeja vender apenas veículos elétricos até 2035, sem esclarecer se no mundo ou somente na Califórnia por força de lei, anunciando compromisso de eliminar gases poluentes com investimento de US 35 bilhões em três anos,  30% maior em relação aos orçamentos anuais anteriores.  Em agosto de 2021, o presidente Joe Biden anunciou na Casa Branca ordem executiva que estabelece  meta de vendas de carros elétricos em 50% do mercado até 2030, explicando que “a questão é se estamos liderando ou ficando para trás na corrida ao futuro” pois a China  produz 70% das baterias usadas no mundo por carros elétricos.  A principal causa de gases de efeito estufa nos EUA são veículos a combustão representando 28% da pegada de carbono americana  e, até 2026, 35% dos carros à venda na Califórnia serão zero poluentes e devem crescer para 68% até 2030 e a 100% em 2035.A Lei Espanhola de Mudanças Climáticas, por exemplo, proíbe venda de carros a combustão a partir de 2040, apoiando o avanço até 2035 do fim dos carros a combustão.