sexta-feira, 24 de junho de 2022

Saúde e interoperabilidade

A interoperabilidade remete à capacidade de comunicar e integrar sistemas ou organizações diversas, possibilitando desenvolvimento de informações sem intervenção humana. Conceitualmente é a capacidade que os sistemas, softwares, aplicativos e plataformas apresentam para operar de modo integrado, trocas de informações executando ações conjuntas sem necessidade de ação humana, em outras palavras, consiste na operação harmônica do ecossistema digital abrindo portas para melhor aproveitamento das potencialidades. Na Saúde, complementa tendência de digitalização acelerada pelo contexto pandêmico, complementando interação entre sistemas, colaborando em processos ágeis com menor risco de erros, por exemplo, na integração de sistemas de prontuários de pacientes e atestados e, segundo o relatório International Data Corporation, superará entre nós R$ 10 bilhões em 2022.

A interoperabilidade na saúde envolve Dados de 43,2 milhões de usuários em planos de assistência médica, crescimento no Brasil de 620 mil usuários no primeiro semestre de 2021. Na busca por eficiência a interoperabilidade promove aperfeiçoamento migrando processos físicos aos digitais em sistemas de modo integrado, estabelecendo comunicação trocando informações sem necessidade de intervenção dispensando uso humano na transferência de um sistema a outro, isto é, a automatização é significativamente mais rápida e menos sujeita a erros. A integração entre sistemas de prontuários dos pacientes, atestados, prescrições e exames laboratoriais e radiológicos, permite construir histórico do paciente tornando o atendimento mais assertivo e a experiência do usuário aprimorada abrindo acesso a novos dados sobre usuários facilitando decisões de gestão. Os sistemas de gestão apresentam interoperabilidade com impactos na otimização do desempenho da empresa integrando sistemas de gestão financeira, de gestão de compras, gestão comercial, gestão fiscal e etc, com benefícios desde a automação na emissão de documentos como notas fiscais até relatórios gerenciais detalhados apoiando decisões estratégicas.

Moral da Nota: a digitalização dos processos e a interoperabilidade dos sistemas permitem que dados de informações sensíveis, dos pacientes individualmente ou estratégicos da empresa, transitem sem controle direto necessitando mecanismos que mitiguem riscos potenciais de vazamentos e acesso não autorizado, envolvendo soluções de identidade digital a exemplo dos Certificados Digitais. Os Certificados Digitais comprovam identidade da empresa e validam autenticidade de transações realizadas e documentos emitidos, podendo ser utilizados à realizar controle de acesso aos sistemas limitando visualização e manipulação de dados.