sábado, 29 de janeiro de 2022

Austrália blockchain

O acesso deficiente à infraestrutura impede a indústria agrícola tirar vantagem da blockchain, embora agricultura esteja entre as indústrias que mais se beneficiam da tecnologia e apesar de ganhos em eficiência decorrente adoção de tecnologias de razão distribuída, agricultores carecem da infraestrutura digital de suporte à integração de soluções de blockchain. O CEO da fornecedora de infraestrutura agrícola digital Geora, explica desafios associados à promoção da adoção DLT em indústrias primárias, explicando que “na tecnologia agrícola é problema não ter infraestrutura suficiente não havendo um caso de uso” e, “em 2016, o teste de aplicações blockchain à agricultura tirou pessoas do papel e caneta enquanto o maior concorrente era o Excel.” Argumenta que a agricultura falha em cumprir a promessa da tecnologia blockchain como força até agora à democratização, com a maioria dos pilotos DLT executados por grandes entidades corporativas, sendo que “blockchain tem sido um mundo de pilotos multimilionários para empresas verticalmente integradas. Não cumprindo a promessa de necessariamente democratizar acesso à tecnologia tendo sido muito técnico e caro o acesso no mundo para 570 milhões de agricultores.”

Em relação a Cadeia de Suprimentos Austrália-China, VeChain e Mastercard estão entre os apoiadores do novo Conselho de Proveniência APAC, focado nas exportações de US $ 76 bilhões da Austrália à China que garantiu milhões em financiamento ao rastreamento da cadeia de suprimentos e pilotos na região da Ásia-Pacífico. Os pagamentos serão cortesia da Mastercard fora da China e Alipay Australia à mercadorias destinadas à China, sendo que os produtos podem ser rastreados usando VeChain como blockchain público ou Mastercard Provenance como livro-razão permitido. O rastreamento da cadeia de suprimentos foi caso de uso chave identificado no recente National Blockchain Roadmap do governo australiano e a participação do país no valor das exportações à China atingiu recorde de 38% em 2019, mais do que qualquer outro país. “O National Blockchain Roadmap identificou cadeias de suprimentos agrícolas como área-chave onde as tecnologias blockchain e adjacentes transformam a capacidade nacional. A formação do Conselho de Proveniência da APAC é passo que permitirá avançar com projetos que aumentarão transparência, eficiência e gestão da agricultura e outras cadeias de abastecimento".

Moral da Nota: com a Austrália perdendo bilhões anualmente para produtos alimentícios e vinícolas que reivindicam fraudulentamente origem australiana nos mercados globais, número crescente de empresas tentam usar blockchain para certificar procedência e impulsionar a economia na cadeia de abastecimento agrícola, sendo BeefChain, AgChain e VeChain alguns dos fornecedores que oferecem soluções. A Alipay, Mastercard e Visa estão envolvidas no recém-lançado Conselho de Proveniência APAC, que se concentra em pilotos de rastreamento de cadeia de suprimentos na região Ásia-Pacífico e, em 2018, o National Transport Insurance da Austrália anunciou teste em parceria com a BeefLedger para reforçar integridade da cadeia de abastecimento das exportações de carne bovina.