Energia renovável e sustentabilidade são foco no crescente movimento de mudança climática e preocupações com pegada de carbono, cada vez maior, criada por combustíveis fósseis. O setor de energia passa por transformação crítica e a blockchain desempenha papel significativo nessa transição, cujo fluxo linear tradicional de energia dos produtores aos consumidores se fragmenta e se descentraliza com gama de ativos de geração de energia renovável complementando a estrutura energética e Blockchain como tecnologia facilitando a interação direta entre produtores e consumidores permitindo indivíduos, empresas e dispositivos inteligentes como painéis solares e sistemas de bateria interagir e fazer transações diretamente. A energia renovável através da utilização de recursos naturais é fundamental à redução do consumo, com redes de distribuição tornando-se mais complexas à medida que aumenta a tendência para recursos de energia renovável, prevendo-se que a distribuição ineficiente de energia, seu uso ilegal, preços injustos e entrada de produtores individuais no mercado serão questões abordadas.
Blockchain com capacidade de construir confiança, cria conexões e interrompe cadeias de valor estabelecidas mostrando potencial catalisador que acelera a transição energética, embora progresso significativo tenha sido feito, a tecnologia, governança e regulamentação Blockchain requerem mais trabalho antes de atingir a maturidade, determinando que empresas de energia aprendam e desenvolvam aplicações descentralizadas colaborando com outras para acelerar o desenvolvimento de energia de baixo carbono. Dentre as nações que trabalham por iniciativa verde, a Austrália tem liderança em projetos blockchain focados no mercado de energia renovável, dentre os principais incluem a Power Ledger e Phaeton, com o primeiro se destacando no mercado internacional associado ao mercado de energia renovável e, em comparação, a Phaeton tomou caminho diverso ao construir ecossistema completo com tecnologia blockchain em seu núcleo e, energia renovável como foco principal. A Phaeton está criando ecossistema do zero, em vez de alavancar tecnologia em plataformas e serviços existentes se tornando o primeiro projeto blockchain construir sua própria infraestrutura e data centers, já que a maioria dos principais blockchains dependem de empresas terceirizadas centralizadas, como Google e Amazon, à armazenamento e segurança de dados, algo diverso da filosofia Blockchain de descentralização. A Phaeton está focada na construção de seus próprios data centers no mundo para alimentar variedade de serviços. O Phaeton Blockchain é sistema descentralizado de contabilidade com um tamanho de bloco de 250 kb, potencialmente um milhão de transações e, tempo de criação de cinco segundos, construído com base no algoritmo de consenso de Prova de participação delegada mais tolerância a falhas bizantinas delegadas, DPoS + dBFT, que aumenta a eficiência energética. Continua ser blockchain independente focado em fornecer plataforma à empresas, seja para fins monetários, transacionais, de dados ou contratos inteligentes, capacitando indivíduos hospedar um nó, essencial à velocidade, escalabilidade e segurança Blockchain. O projeto está construindo sociedade descentralizada aos necessitados, sendo que cada aspecto energético seria alimentado por fontes renováveis, como solar, eólica, hídrica e geotérmica, atuando como incubadora apoiando projetos novos e futuros na expansão do ecossistema Phaeton. Oferece oportunidade genuína de investimento e dividendos através de investimentos do mundo real desenvolvendo plataforma para impacto social positivo, sob forte estrutura de gestão, incuba, desenvolve e colabora com empresas comerciais novas e estabelecidas para enfrentar desafios sociais e ambientais conforme objetivos da agenda das Nações Unidas.
Moral da Nota: a sustentabilidade não se limita a um setor sendo que diversas indústrias e governos se uniram para definir metas de neutralidade de carbono, incluindo tecnologia Blockchain que, em uma década, impactará mais setores que a Internet em seu tempo, tornando-se padrão de armazenamento e compartilhamento de dados com o setor de energia renovável inserindo projetos como Power Ledger e Ph, crescentes, mostrando como projetos blockchain renováveis são o futuro. A Austrália é considerada país com potencial central de energia limpa liderando o setor com projetos vindo de baixo, no entanto, paFim íses promoveram iniciativas semelhantes como a energia da Estônia ou Acciona Energy & Iberdrola da Espanha. Por fim, o National Transport Insurance da Austrália anunciou teste de sistema blockchain à melhorar a integridade da cadeia de abastecimento às exportações de carne bovina, melhorando integridade da cadeia de abastecimento através de parceria entre a NTI e BeefLedger, plataforma australiana de “proveniência integrada, segurança blockchain e pagamentos”, que combina blockchain com IoT para reforçar credenciais do produto na cadeia de abastecimento.