A blockchain permite que informações digitais armazenadas e distribuídas técnicamente através do marketing digital, fornece transparência, segurança e acessibilidade de fluxos monetários e dados, melhorando influência ao consumidor e beneficiando empresas ao não gastar em campanhas de publicidade digital. Através da tecnologia, consumidores vendem dados diretamente ao anunciante e profissionais de marketing que impulsionam o mercado. A blockchain tem potencial de devolver aos proprietários o controle de dados, visando publicidade digital pela troca direta entre consumidores e marcas. A vigilância de rastreamento da atividade do usuário de alta qualidade resulta em confiança e usabilidade dos dados do consumidor. A blockchain permite pequenos proprietários de negócios provar origem dos produtos, forjando clientes na compra pela disposição da cadeia de suprimentos, além de verificar, armazenar e compartilhar dados com segurança entre partes na construção de confiança.
A relação blockchain/marketing digital melhora campanhas de marketing e publicidade digital vinculando comerciantes a profissionais de marketing, proporcionando transparência de dados, cliques e interações, evitando fraudes e eliminando intermediário. A publicidade digital leva a imprecisão, tornando o aprimoramento difícil e pelo monitoramento de campanhas de marketing em tempo real, emerge a blockchain na obtenção de métricas confiáveis. O registro de pontos de venda digitais autenticados e teste no registro de medidas de publicidade, evita fraudes com medições compartilhadas de modo seguro entre partes permitidas. Pesquisa demostrou que em 2016 os bots custaram às empresas mais de US$ 7 bilhões em danos e, com blockchain, a cadeia torna-se transparente e criptografada pelo sistema de contabilidade digital. A transparência é inviolável aos produtos na cadeia de abastecimento trazendo economia em gastos com publicidade, certificando que só o público alvo vê os anúncios, daí, a certeza de receber publicidade pelo que está pagando. O conteúdo sólido é necessário na promoção de produtos e serviços com blockchain permitindo consumidores, blogueiros e streamers criarem conteúdos recompensados diretamente em vez de plataformas de conteúdo de terceiros. O fornecimento de espaço aos anunciantes dá aos gigantes da mídia social faturamento à medida que o público os observa enquanto visita um site, em consequência, plataformas eliminam terceiros recompensando usuários diretamente com micropagamentos criptográficos na criação de conteúdo. Exemplo, plataformas de compartilhamento de conteúdo como Steemit e PodMiners aplicam blockchain e ganham recompensas na forma de tokens e incentivos STEEM. Empresas que utilizam blockchain em marketing tornando-o privado e confiável, fornecem estatísticas sobre a publicidade destacando-se a BitClave, empresa de tecnologia de marketing, dispensandp intermediários como Google e Facebook. A OrionCoin, plataforma de lealdade e marketing de várias camadas de última geração, com programas de fidelidade e recompensa aumentando taxa de retenção de clientes com pontos de fidelidade chamados “ORC”. O Brave Browser bloqueando rastreadores e anúncios intrusivos, incorpora o Basic Attention Token (BAT) para trazer o modelo de marketing digital sem intermediários à estrutura de usuários, editores e anunciantes. Pode rastrear anônimamente sites de interesse e com a blockchain fornece tokens quando os anúncios são visualizados.
Moral da nota: áreas prováveis como publicidade digital, bots, click farms e sites fantasmas levam a fraudes e violações de dados, sendo que a insegurança cibernética aumenta envolvimento de terceiros além do erro humano. A Unilever aplica blockchain na eficiência da publicidade digital, passando à produção total e lançando solução de publicidade blockchain com a IBM. A Toyota usa aplicativos blockchain no marketing digital, reduzindo fraudes nas campanhas de publicidade digital com melhoria cumulativa de 21% no tráfego de visitantes do site. O contrato inteligente permite controle da transferência de moeda entre partes, com os consumidores e não o anunciante controlando dados podendo vendê-los à empresas ou escolher serviços de publicidade.