O lançamento pela UE da INATBA, International Association of Trusted Blockchain Applications, envolveu assinatura de mais de 100 membros incluindo IBM Accenture e Deutsche Telekom e relacionados ao blockchain como Iota, Ripple, ConsenSys e Sovrin Foundation. O INATBA reune startups da indústria, pequenas e médias empresas, PMEs, reguladores e órgãos de definição de padrões trazendo blockchain e tecnologia DLT ao mercado principal, sendo que a nova organização promoverá uso de tecnologias descentralizadas em estrutura regulatória dedicada.
Neste conceito, o EBSI, European Blockchain Services Infrastructure é rede de nós distribuídos na Europa que fornecerá serviços públicos transfronteiriços no gerenciamento de identidade, credenciais educacionais e documentos cadastrais. A Identidade, SSI, terá modelo auto-soberano permitindo criação e controle de identidade além das fronteiras, nas credenciais educacionais se insere o Diploma reduzindo custos de verificação melhorando confiança e a blockchain através de trilha de auditoria confiável automatizando verificações de conformidade e provando integridade dos dados, além do compartilhamento de dados confiáveis como números de identificação de IVA IOSS e balcão único de importação entre autoridades alfandegárias e fiscais da UE. Serão adicionados o passaporte da segurança social, dando acesso transfronteiras aos serviços de assistência social, o passaporte digital do produto no contexto da economia circular exigindo rastreamento e exploração dos dados de produtos diferentes incluindo componentes e materiais nos ciclos de vida, financiamento de pequenas e médias empresas, PME, através da blockchain e facilitação de gestão dos processos de pedido de asilo transfronteiriço.
Moral da Nota: a Comissão Europeia lançou a ação de Aquisições Pré-Comerciais, PCP, em cooperação e com base no trabalho da EBP visando implantação de soluções nos próximos três anos, projetado para desafiar a indústria do lado da demanda, desenvolver soluções inovadoras DLT às necessidades do setor público de serviços blockchain cross-border mais escaláveis, de alta velocidade e alto volume. Sete empreiteiros, IOTA StiftungIOV42 LtdStichting Dyne.org, Infocert Spa RIDDLE & CODE, GmbhOrange Business Belgium, SAChromaway ABBillon Spolka Z, Ograniczona OdpowiedzialnosciaWestpole Belgium, Net Service Spa, Flosslab s.r.l, com mais de 30 projetos blockchain foram selecionados para participar da fase 1 do processo de aquisição pré-comercial blockchain da UE, apoiando inovação em estágio inicial do empreendimento europeu blockchain, selecionadas com base na capacidade de fornecer escalabilidade, rendimento, interoperabilidade, segurança, eficiência energética e robustez. Além disso, escala o BelBlock projeto Blockchain da EU CONNECTING EUROPE FACILITY, CEF, apoiando participação e contribuição das partes interessadas belgas à infraestrutura de serviço Blockchain Europeia, em particular no que diz respeito ao caso de uso de diploma com base em identidade auto-soberana, SSI. O BelBlock cobrirá de 01/11/2020 a 30/11/2022 atividades de melhoria dos nós EBSI no desenvolvimento e operações de infraestrutura EBSI, aprimorando dois nós EBSI existentes, BELNET e SMALS, com recursos técnicos como eficiência energética, cibersegurança, proteção de dados, privacidade e/ou desempenho. Se inserem casos de uso transfronteiriços de EBSI contribuindo para melhor compreensão necessidades técnicas além de capacitação e aumento da conscientização.