terça-feira, 28 de setembro de 2021

CBDC e parcerias

O RBA, Reserve Bank of Austrália, é parceiro do Commonwealth Bank, do National Bank of Austrália, da Perpetual, empresa de serviços financeiros e da ConsenSys, empresa de software, em projeto buscando explorar uso potencial de atacado da moeda digital do banco central, CBDC, via "tecnologia de razão distribuída baseada em Ethereum." O RBA investiga desenvolver prova de conceito à "emissão de forma tokenizada de CBDC", especificamente, participantes do mercado de atacado que poderiam usar a moeda digital para empréstimos sindicados e tokenizados em plataforma DLT, além de estudar implicações dos acordos de garantia de entrega contra pagamentos com trocas cruzadas. Como alternativa à emissão de CBDC, o RBA ob1servou o sucesso da Nova Plataforma de Pagamentos nacional com eficiência em tempo real, afirmando disposição em fornecer acesso à nota fiduciária "enquanto os australianos desejarem continuar usá-las".

Na conferência Hong Kong Fintech Week o governador do Banco Popular da China informou a Bloomberg que os pilotos do yuan digital processaram mais de quatro milhões de transações, em total de US$ 300 milhões implantados para testes prolongados em quatro cidades. O crescimento por métodos de pagamento digital e sem contato na pandemia representou desafios aos bancos centrais que tentam reconciliar segurança do usuário com conveniência. Segundo o PBoC, empresas fintech têm vantagens importantes sobre os bancos comerciais na construção de base de clientes e do gerenciamento de risco. Entre abril e agosto de 2020, as carteiras digitais de yuans processaram US$ 162 milhões em transações, com empresas de tecnologia se preparando ao lançamento do yuan digital como a Huawei que anunciou o smartphone Mate40 com carteira de moedas permitindo usuários fazerem transações mesmo quando offline.

Moral da Nota: a Ernst & Young expande serviços blockchain na China em parceria com grandes projetos locais, anunciando extensão da implantação da solução blockchain na Ethereum e no Financial Blockchain. Aumentará disponibilidade das soluções blockchain na plataforma do FISCO, Consórcio Financeiro Blockchain Shenzhen, e BCOS, Blockchain Open Source. Na blockchain Ethereum e Blockchain Open Source, implantará produtos em plataforma administrada pelo Financial Blockchain Shenzhen Consortium ou FISCO, apoiado pela Tencent, com duas soluções, o EY Blockchain Analyzer e o EY OpsChain através da iniciativa blockchain nacional chinesa ou rede de serviços baseada em Blockchain ou BSN. A FISCO BCOS é plataforma blockchain de código aberto e sem moedas, projetada para desenvolvedores de serviços financeiros, sendo que os membros fundadores da iniciativa incluem WeBank, Tencent Cloud, Huawei e Shenzhen Securities Communication, esta, selecionada como infraestrutura de tecnologia para BSN.