sábado, 28 de agosto de 2021

Decisões proativas

A IA precognitiva pode prever eventos com 'dias de antecedência' permitindo decisões proativas, é que nos informa o Pentágono em relação a sua IA, com experimentos ambiciosos e, segundo General Glen VanHerck, analistas militares levam horas ou dias vasculhando informações e com a tecnologia GIDE pode enviar alerta em "segundos". O Comando Norte dos EUA, concluiu testes para Experimentos de Dominância de Informações Globais, GIDE, combinação de IA, computação em nuvem e sensores que dão ao Pentágono capacidade de prever eventos "com dias de antecedência", alavancando mudança nas operações militares e governamentais. Baseado em aprendizado de máquina analisa mudanças em dados brutos em tempo real que sugerem possíveis problemas, como exempĺo, se imagens de satélite mostrarem sinais que o submarino de uma nação rival se prepara para deixar o porto, a IA poderia sinalizar a mobilização sabendo que o navio provavelmente partirá em breve. As vantagens da IA preditiva são claras, em vez de reagir a eventos ou confiar em informações desatualizadas, o Pentágono tomaria medidas proativas, como implantar forças ou aumentar defesas, "oportunidade" ao governo civil, segundo VanHerck, auxiliando políticos denunciarem atos de agressão em estágios iniciais.

Nessa trilha, o YouTube usa IA e aprendizado de máquina como chave para suavizar processos e atividades, aprimorando a plataforma, fonte de entretenimento e um dos sites mais populares onde se assiste, cria, baixa e carrega conteúdo. Com 2 bilhões de usuários ativos e 30 milhões de assinantes no YouTube Premium, fornece serviços a mais de 100 países. A IA e o aprendizado de máquina suavizam ciclos e atividades com remoção automática de conteúdo nocivo e falso, adotando algoritmos, com relatório de aplicação das diretrizes da comunidade do YouTube informando que no segundo trimestre de 2020, entre as 11,4 milhões de gravações  no meio do segundo trimestre, 10,8 milhões foram retirados por pesquisadores de IA, destacando violência, spam, informações enganosas e segurança infantil. Pesquisadores de IA do Google prepararam sistema neural para desviar os fundos dos vídeos através de algoritmo com imagens cuidadosamente rotuladas, que permitiram aprender padrões, resultando em sistema rápido permanecendo em ritmo ao vídeo sem exigir equipamento específico. O recurso “Up Next” do YouTube, utiliza IA uma vez que o conjunto de dados não muda conforme são enviados vídeos a cada minuto, daí, necessidade de IA para controlar o mecanismo de sugestão.

Moral da Nota: o GIDE 3, simulação mais recente, é a mais expansiva até o momento enxergando todos os 11 comandos dos EUA e o Departamento de Defesa mais amplo, utilizando mix de sensores militares e civis lidando com cenários em que a "logística contestada", como comunicações no Canal do Panamá por exemplo, representaria problema. A plataforma seria colocada em uso no mundo real, em breve com o software e validação, no próximo Exercício Globalmente Integrado na primavera de 2022. Por fim, o YouTube declarou acordo de receber IA avançada garantindo que jovens não vejam conteúdo criado ao público adulto, incluindo aplicativos infantis à menores de 13 anos, enquanto o conteúdo aclamado da plataforma é fornecido com portas de idade incorporando conteúdo radical acessível. De acordo com o relatório, 1,9 canais/programas foram removidos pois tinham mais de 90% dos casos relatados como spam e conteúdo enganoso.