O HSBC é a primeira instituição a usar no Google Cloud a blockchain empresarial R3 Corda Enterprise Blockchain Network, plataforma blockchain de cadeia aberta Corda for Digital Vault de custódia, reduzindo tempos de integração. A mudança ao Google Cloud reduz tempo de integração do cliente de meses à semanas, sendo que o serviço foi lançado na Ásia seguindo para outras regiões. A solução apresentada em 2019 foca movimentar cerca de US$ 20 bilhões dos US$ 50 bilhões de ativos sob custódia do HSBC, aumentando exposição do banco na tecnologia blockchain. O banco alavanca ainda solução de contrato em rede à emissão de título na plataforma de ativos digitais da Singapore Exchange, apoiando a plataforma de financiamento de comércio Contour e partícipe da rede de finanças chamada ‘we.trade’. O Google Cloud demonstrou interesse em redes DLT e blockchain público, além de hospedar 'nós' já que está no conselho administrativo de Hedera Hashgraph.
Ainda no foco disruptivo blockchain, a Gazprom Neft usa a blockchain agilizando reabastecimento de aeronaves em projeto de pagamento de reabastecimento, automatizando e acelerando transações. A Gazpromneft-Aero, subsidiária da companhia petrolífera Gazprom Neft, encerrou piloto bem-sucedido do projeto de reabastecimento em blockchain, o Smart Fuel. A plataforma implementada para mais de 100 voos regulares da companhia aérea russa Smartavia, opera no aeroporto de Murmansk cujo piloto envolveu os bancos Raiffeisenbank e VTB. Baseado na estrutura principal blockchain Hyperledger Fabric, a ferramenta usa contratos inteligentes automatizando e acelerando tempos de processamento de pagamento de reabastecimento, capaz de processar pagamentos de reabastecimento em segundos enquanto transações de pagamento tradicionais levam de quatro a cinco dias.
Moral da Nota: a Gazpromneft-Aero desenvolveu ainda soluções blockchain para abastecimento de aeronaves via parceria com a transportadora aérea russa S7 Airlines, colaborando no sistema de entrega e pagamento de combustível em DLT. A S7 Airlines na parceria com Gazprom Neft, com contratos inteligentes blockchain no abastecimento de aeronaves na busca por aumentar eficiência de entrega e pagamento de combustível bem como reabastecimento em aeroportos. A mudança é o primeiro caso de uso blockchain no mercado russo, sendo que contratos inteligentes substituirão o atual processo envolvendo pré-pagamentos, garantias bancárias e “riscos associados” resultando na redução do tempo de processamento e economia nos custos de mão-de-obra. Por fim, a S7 é parceira do Alfa Bank na utilização de contratos inteligentes para pagamentos B2B, definido como "a primeira compra de passagens aéreas do mundo através de um blockchain aberto de API para um banco".