O marketing digital e a indústria de publicidade convergem com a blockchain na verificação de entrega de anúncio, no marketing, na responsabilidade social corporativa e gerenciamento de dados do consumidor. A auditoria descentralizada é mais barata e funciona quando uma marca ao pegar entregas de anúncios de um servidor de anúncios, libera à máquinas de mineração na blockchain a fim analisar e eliminar verificando fraude. Detectar entrega de anúncios ou se eles estão no lugar certo, é questão central de auditoria com o contratempo que são feitos de modo centralizado. A responsabilidade social corporativa discutida em contexto estreito de comunicação, quando a empresa diz que fará algo, impõe crença em sua palavra emergindo na promessa blockchain combinando responsabilidade com CSR. A Blockchain é usada para verificar autenticidade do produto e utilização de informações em marketing, criação de “promessas digitalizadas”, ou, contratos que as marcas assinam quando em iniciativas como práticas sustentáveis tornando a promessa pública e responsável.
A Blockchain ajudará pequenas empresas competir reduzindo custos, aumentando transparência e confiança com o consumidor. Gastos com soluções Blockchain devem crescer de 1,5 bilhão em 2016 para 15,9 bilhões em 2023 envolvendo quase todos os setores da tecnologia emergente. O setor financeiro envolveu mais de 60% do valor de mercado Blockchain no mundo em 2018, com 2020 testemunhando gastos com soluções Blockchain ultrapassando US$ 4,3 bilhões, quase 60% maior que em 2019 com previsões apontando gastos Blockchain globais de US$ 14 bilhões/ano em 2023. A Gartner diz que a Blockchain está em segundo lugar atrás da IA e aprendizado de máquina, como mais inovadora beneficiando quase todos os setores, de manufatura a agricultura, bancos, seguros e etc.
Moral da Nota: na Semana da Moda de Xangai a marca Babyghost trabalhou com a VeChain, plataforma blockchain, permitindo clientes “verificar” seleção de bolsas funcionando como prova de autenticidade, escaneando tags da "história" do produto ou origem, identidade de modelagem e etc, via telefones. O FashNerd, mídia de moda, diz que a VeChain trouxe experiências digitais aos consumidores permitindo construção de conexão personalizada com produtos, sendo que a blockchain pode ser usada para anunciar o produto de modo mais "autêntico" não saindo como marketing. A blockchain oferece ao marketing modo de tornar anônimas as quantidades de dados vistos a nível de rede, mas não atribuídos a indivíduos e utilizados na construção de marca. Através de conexões diretas com clientes eliminando os intermediários, a blockchain manteria dados de transação de modo descentralizado, seguro e massivo antecipando o que veremos no futuro da publicidade.