quinta-feira, 13 de maio de 2021

KYC, conheça seu cliente

Diretrizes conheça seu cliente, KYC, em serviços financeiros exige esforço em verificar identidade, adequação e riscos envolvidos na manutenção de uma relação comercial com procedimentos se enquadrando na política de combate à lavagem de dinheiro, AML, bancária. Os processos KYC são empregados por empresas com objetivo de garantir aos clientes, agentes, consultores ou distribuidores de conformidade com antissuborno e ser realmente quem dizem que são. Bancos, seguradoras, credores de exportação e instituições financeiras exigem que clientes forneçam informações detalhadas de 'due diligence', inicialmente impostas à instituições financeiras e agora a indústria não financeira, fintech, revendedores de ativos virtuais e organizações sem fins lucrativos se enquadram na obrigatoriedade. 

O objetivo das diretrizes KYC consiste em evitar que empresas sejam usadas para lavagem de dinheiro, sendo que os procedimentos relacionados permitem entender melhor os clientes e suas transações financeiras, gerenciando riscos de modo bem avaliado. Os princípios KYC se aplicam a bancos e negócios online enquadrando políticas KYC, incorporando em elementos-chave como política de aceitação do cliente, procedimentos de identificação do cliente, monitoramento de transações e gerenciamento de riscos. O ambiente regulatório estabelece KYC como procedimento obrigatório e crucial à instituições financeiras e não financeiras, minimizando risco de fraude identificando elementos suspeitos na relação cliente-negócio. Para efeitos de política KYC um cliente/usuário pode ser definido como pessoa ou entidade que mantém conta ou tem elação comercial com a entidade que relata. Aquele em cujo nome a conta é mantida ou proprietário beneficiário, beneficiários de transações conduzidas por intermediários profissionais como corretores da bolsa, contadores credenciados ou solicitadores conforme permitido por lei. Pessoa ou entidade ligada a transação financeira, representando risco significativo de reputação ao banco como transferência bancária ou emissão de boleto de alto valor como uma única transação.

Moral da Nota: a agilidade da empresa e a integração do processo KYC permite usuários gerenciar com segurança sua identidade digital, dando as empresas e instituições financeiras acesso a ferramentas de gerenciamento de dados de clientes.