O plano quinquenal da China menciona especificamente blockchain e sinaliza foco crescente na pesquisa de tecnologias emergentes, buscando dianteira na sua utilização evidenciada no lançamento do plano de desenvolvimento. O termo "blockchain" foi mencionado pela primeira vez se estabelecendo como prioridade econômica 2021/2025 conforme o Pingwest, mídia local. Lançar moeda digital do banco central e utilizar carteiras de hardware biométrico ao yuan digital, já coloca o país asiático na vanguarda da emissão de moeda nacional. O plano quinquenal é criticado pela falta de ambição econômica mais ampla e tendência em concentrar na redução da dívida, trás esperança de que gastos com tecnologia contribuam com retornos elevados ao PIB chinês nos próximos anos, além de gastos em pesquisa e desenvolvimento programados para aumentar 7%/ano até fins de 2025.
A Blockchain Service Network, BSN, rede de infraestrutura pública global entre nuvens, portais e estruturas cruzadas integra mais três redes públicas em seu ecossistema. No atual estágio de agregação inclui a Algorand, ShareRing e Solana já incorporados Ethereum, EOSIO, Tezos, Neo, Nervos e IrisNet. O ShareRing, ecossistema de compartilhamento global pronto para empresas, projetado para integrar negócios em vários setores e focado na integração de nós testnet e mainnet validadores do ShareLedger para rodar dentro do BSN, fornecerá a empresa nível mais alto de proteção e segurança à rede e acesso fácil aos desenvolvedores que desejam escrever dApps no ShareLedger. O ShareRing publicará APIs como ShareRing ID, ShareRing Pay, gerenciamento de ativos, protocolos de aluguel e recompensa aos desenvolvedores usarem e expandirem. Permitirá desenvolvedores, corporações e projetos blockchain, acesso irrestrito e de baixo custo aproveitando dApps Enterprise Ready além de produtos e serviços blockchain do ShareRing. O protocolo de gerenciamento de identidade digital, ShareRing ID, sistemas de infraestrutura de pagamento, ShareRing Pay, plataforma dCommerce ShareRing Shop, protocolos de gerenciamento de ativos, aluguel e recompensa estão planejados à integração. A BSN explora colaboração com COSMOS e Polkadot na construção do Interchain Communications Hub, ou ICH, imaginando tornar protocolo padrão para dApps de cadeias diferentes permitindo que chamem uns aos outros com apenas algumas linhas de código.
Moral da Nota: desacelera o crescimento do investimento blockchain da China conforme relatório publicado no China Email, embora superando os aumentos na maioria das outras nações. Parte da razão da desaceleração, segundo o jornal, estaria ligada à pandemia que atingiu o país e devastou sua economia em 2020, publicando dados da agência China Electronic Information Industry Development, CCID, reportando ao Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação. No final de 2020 haviam 1.384 empresas específicas blockchain no Reino do Meio com números menos impressionantes em investimentos, embora houvessem 751 grandes eventos de investimento e financiamento blockchain nos anos anteriores a 2020, as empresas chinesas fizeram apenas 114 desses investimentos no ano passado. O setor blockchain chinês cresceu em uma indústria de US$ 776 milhões em 2020, sugerindo que as empresas se concentram em planos de lançamento de produtos ao invés de P&D e esforços de financiamento. O crescimento dos negócios blockchain, segundo o CCID, parece cada vez mais concentrado em Pequim e em centros de tecnologia como Shenzhen e Xangai, Yangtze e Delta do Rio das Pérolas.