A Alstom estreará na Alemanha, estabelecendo como ponto de apoio à tecnologia na Europa, os primeiros trens movidos a hidrogênio. Com teste em pista de 123 kms na Baixa Saxônia, as operações comerciais começarão com 14 trens de passageiros Coradia iLint Alstom na linha regional entre Buxtehude, fora de Hamburgo, e a cidade litorânea de Cuxhaven. Os trens da Alstom funcionam com células de combustível há mais de cinco anos como alternativa aos motores diesel que emitem carbono. Segundo maior fornecedor de equipamentos ferroviários do mundo, a Alstom ganhou ainda um pedido na ferrovia nacional da França à trem hidrogênio-elétrico e conquistou outros contratos na Alemanha e Itália.
Fornecerá seis trens de células a combustível de hidrogênio à FNM, Ferrovie Nord Milano, principal grupo de transporte e mobilidade da Lombardia, por 160 milhõesde euros com entrega prevista para 36 meses a partir da data da assinatura. Os trens a hidrogênio são baseados na plataforma ferroviária Coradia Stream da Alstom, dedicada ao mercado europeu, produzida para Itália pelas principais unidades da companhia. O Coradia Stream para FNM, movido a hidrogênio, será equipado com tecnologia de propulsão de célula de combustível apresentada pelo Coradia iLint, mantendo padrões de conforto da versão elétrica. A França também encomendou trens hidrogênio-elétrico bimodais marcando passo histórico na redução das emissões de CO2 do transporte ferroviário, trabalhando na direção da transição energética, reduzindo emissões de gases de efeito estufa e poluição sonora através do plano de hidrogênio lançado em junho de 2018, em linha com o programa Planeter para reduzir o impacto ambiental das soluções de mobilidade regional da SNCF Voyageurs. O trem polivalente Coradia elétrico-hidrogênio bimodal atende requisitos da diversificada rede ferroviária da França, com autonomia de até 600 km em trechos de ferrovia não eletrificada. De 72 mts de comprimento e quatro vagões com capacidade de 218 assentos, com mesmo desempenho dinâmico e nível de conforto da versão elétrico-diesel de modo duplo.
Moral da Nota: a versão a hidrogênio corresponderá ao desempenho operacional dos trens a diesel, incluindo alcance, sendo que “a tecnologia de trens de hidrogênio confirma o papel da Alstom na definição do futuro da mobilidade, representando grande passo na transição à sistemas de transporte global sustentável." O Coradia iLint é o primeiro trem de passageiros do mundo movido por uma célula de combustível de hidrogênio, produzindo energia elétrica para tração, de emissão zero, emitindo baixos níveis de ruído e exaustão apenas de vapor e água condensada. O iLint combina elementos inovadores como conversão de energia limpa, armazenamento flexível de energia em baterias, gerenciamento inteligente da força de tração e energia disponível e projetado especificamente para operação em linhas não eletrificadas, permitindo operação limpa e sustentável garantindo altos níveis de desempenho.