A DLT está pronta para substituir sistemas transacionais tradicionais por ferramentas eficientes e transparentes, no entanto, a regulamentação atrapalha criando gargalo no processo de adoção. A analista sênior da OMC se expressou afirmando que "a DLT pode trazer o comércio global da era do trem a vapor de mão-de-obra intensiva à do trem de levitação magnética, movendo-se em alta velocidade sem atrito" e completa, "a DLT pode quebrar silos existentes substituindo os apertos de mão necessários para concluir uma transação comercial internacional com um único aperto de mão, eliminando ineficiências e reduzindo custos." Já o Diretor da Trade Finance Global, plataforma de financiamento ao comércio, diz que “a maioria dos bancos não recebeu apoio das autoridades para facilitar o comércio em termos digitais, pedimos aos governos e formuladores de políticas no mundo tratar dessas questões e leis desatualizadas."
Nesta ação disruptiva emerge a eCom, empresa de integração de dados business-to-business sediada na Ásia, oferecendo solução DLT para compartilhar e trocar dados confiáveis com segurança. Atende instituições comerciais e financeiras via controle e propriedade dos documentos, essenciais à conectividade comercial transfronteiriça entre países usando registro de câmbio bidirecional. Planeja lançar a segunda fase do projeto implementando transferência de dados confiável através de registro como solução à digitalização de documentos comerciais. O registro eCom compartilhou mais de 320 mil documentos de mais de 3.100 organizações incluindo IBM, Accenture e MuleSoft. A EdoxOnline é plataforma DLT construída na Ethereum afrontando desafios inerentes à indústria através da digitalização de documentos de negócios internacionais, vinculando e interconectando partes interessadas em transações comerciais internacionais, agilizando processo de emissão de documentos, acelerando o comércio internacional, mitigando erro humano e eliminando fraude. Dentre os usuários da platafoprma estão transportadores, agrimensores e empresas comerciais como The Russell Marine Group e Alex Stewart International, capaz de lidar com conhecimentos de embarque eletrônicos e outros documentos, permitindo colaboração e privacidade em tempo real. Sediada na região Ásia-Pacífico a TradeWindow é empresa por trás do Cube, plataforma DLT de gerenciamento do comércio permitindo importadores e despachantes de carga compartilhar documentos de embarque e dados da cadeia de suprimentos com parceiros autorizados. Funciona como fonte capaz de digitalizar conformidade, gerenciamento de risco, documentação de exportação e financiamento comercial, acessando trilha de auditoria imutável com bolsas B2B ou entre empresas e governos. Possui mais de 700 clientes com participantes da cadeia de suprimentos, incluindo Western Union, Mastercard e Commonwealth Bank of Australia. A plataforma Trusple é fornecedora de soluções blockchain para comércio internacional, operando como provedor de serviços financeiros que gera contratos inteligentes que ditam os termos de envio e pagamento para automatizar e processar pagamentos quando as condições são atendidas. A DP World, sedida em Dubai, trabalha em blockchain licenciado buscando tornar-se a próxima plataforma de negociação universal com agentes de carga, instituições financeiras além de entidades públicas e privadas nos Emirados Árabes Unidos promovendo adoção de plataforma DLT. Possui agenda de digitalização de certificados de entrada e saída exigidos no porto e os certificados de origem, aumentando confiança entre partícipes da comunidade de logística eliminando desperdício e melhorando eficiência.
Moral da Nota: IBM e Maersk criaran a TradeLens, plataforma de negociação à cadeia de suprimentos, compartilha documentos e informações de ponta a ponta da cadeia de suprimentos armazenando informações com privacidade e segurança. Baseado no Hyberledger Fabric oferece para 200 membros solução de software como serviço a empresas, bancos, autoridades alfandegárias e agentes regionais de frete incluindo Agility, Southway Group e Namsung. Contratos inteligentes são implementados automatizando processo de negócios e aumentando confiança, enquanto hashes criptográficos são usados para criar documentos digitais originais que não podem ser duplicados. Global Shipping Business Network criou o CargoSmart, estrutura DLT Hyperledger Fabric no setor de transporte e logística, com três camadas, de API corporativa, de persistência de blockchain e de serviço de plataforma que fornecem criptografia e digitalização do modelo de negócios na cadeia de suprimentos, cumprindo regulamentações governamentais.