Mais de 150 milhões de turistas chineses viajaram ao exterior na fase pré pandêmica em 2019 facilitando aceitação do Alipay e WeChat Pay em 56 países, significando que mais de 60% dos turistas chineses no exterior utilizaram serviços Alipay, enquanto 35,2% do total o fizeram com o WeChat Pay. Dados sobre o comércio pela Internet, “e-commerce”, da China indicam que o número de compradores “on-line” subiu para 782,4 milhões em 2020 com 854 milhões de usuários de "e-commerce" que fazem pagamentos digitalmente aumentando 12%/14%/ano. O sistema de pagamentos chinês é essencialmente digital cobrindo mais de 40% das transações, devendo alcançar mais de 60% em 2025. O sistema de pagamento digital utilizado pela população entre 18 e 29 anos atua com tendência clara em considerar o uso do dinheiro físico como fenômeno marginal, ou, mero empecilho do passado.
O Bank of Communications e o China Construction Bank, segundo o Shanghai Daily, conduziram testes digitais do yuan em lojas de departamentos em Xangai, New World City e New World Daimaru, além do fornecedor de alimentos Taikang Food Store com milhares de transações digitais. O teste é parte de campanha de vendas oferecendo descontos atualizando o módulo de pagamento digital e estimulando compradores além da campanha de vendas existente. Os participantes do teste receberam cupons virtuais recompensando o pagamento com o yuan digital. O Banco of Communications deu cupons de 100 yuans ou US$ 15 a 6.500 compradores locais e o China Construction Bank ofereceu cupons de 150 yuans ou 23 dólares a 2 mil clientes quando fizeram compras de mais de 380 yuans ou US$ 58. Os testes CBDC são em quatro regiões, Shenzhen, Suzhou, Xiong’an e Chengdu e posteriormente Xangai, Hainan, Changsha, Qingdao, Dalian e Xi’an como parte da agenda 2021.
Moral da Nota: o detalhe é a diversificação setorial de negócios com o Alibaba em acordo relacionado a blockchain com a operadora portuária China Merchants Port, dona de 50 portos em 26 países, e a Ant Financial buscando fortalecer adoção blockchain na indústria portuária. Pelo acordo desenvolvem plataforma blockchain com alvo em casos de uso permitindo compradores, vendedores, bancos, empresas de logística, autoridades alfandegárias e fiscais conduzirem transações de exportação e importação digitais sem contato. Promoverão integração blockchain na indústria portuária cujo objetivo é tornar-se porta digital blockchain do mundo com rede de colaboração aberta. O relatório detalha o porto como nó central conectando cadeia de comércio internacional e indústria de logística, aplicando compartilhamento de dados com blockchain e remodelando o comércio internacional e a logística; o detalhe disto é a chegada firme do Alibaba na Colômbia.