terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Logística e suprimentos

Cadeia de Suprimentos e Logística dominam edições do Forbes Blockchain 50, implicando crescimento do número de grandes empresas que usam blockchain para fins logísticos. Mais da metade das empresas adicionadas ao Forbes Blockchain 50, utilizam blockchain na resolução de problemas logísticos na linha de negócios. Nesta categoria, segundo a Forbes, estão a Boeing com sistema de controle de tráfego aéreo habilitando blockchain à drones. A Oracle, operando consórcio de transporte marítimo com mais de 300 clientes e a CONA Services da Coca Cola, rastreando pedidos, remessas e faturas com blockchain entre engarrafadores. O Carrefour, rastreia 30 linhas de produtos através de cadeia própria de rastreabilidade de alimentos. A Sappi, usa blockchain aumentando sustentabilidade das cadeias de suprimentos globais, especificamente, materiais naturais e embalagens.

O mercado de logística blockchain voltado à empresas inspirou competição entre seus fornecedores, devendo valer US$ 765,5 milhões até 2025. Plataformas blockchain e DLT comercialmente orientadas como Hyperledger, Azure e Corda fornecem maior taxa de transferência de rede, resultando aumento de utilização em grandes empresas por soluções blockchain à problemas logísticos. Governos nacionais começam aplicar blockchain em áreas de logística, como os militares dos EUA que doaram US$ 1,5 milhão à SIMBA Chain, plataforma de contrato inteligente para tornar cadeias de suprimentos militares mais eficientes. O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido adotou blockchain monitorando estoques da vacina COVID-19. Grandes empresas adicionadas à lista em 2020 incluem a Binance, por apoio em sua bolsa a mais de 100 blockchains, MicroStrategy por compra em 2020 de mais de $ 1 bilhão em BTC e Kakao, maior aplicativo de mensagens da Coreia do Su, por desenvolvimento de criptomoeda própria chamada “klay”.

Moral da Nota: dos 21 novos participantes adicionados à contagem anual Forbes Blockchain 50, 11 usam blockchain e DLT em questões relacionados a cadeias de suprimentos, rastreamento de produtos e informações de envio. A Forbes informa que “centenas de empresas de grande porte usam Bitcoin e tecnologia subjacente tornando suas operações mais eficientes” sendo que “a maioria no Blockchain 50 não especula com Bitcoin mas emprega a tecnologia subjacente à criptomoeda de modo inovador.”