A Internet das coisas, IoT, se expande a IOB, Internet de comportamento rastreando o indivíduo todo o tempo. Smartwatches, assistentes domésticos inteligentes, aparelhos conectados, monitores de saúde vestíveis e rastreadores sem fio aumentarão a produtividade individual no dia-a-dia. Tais gadgets serão a Internet dos dispositivos comportamentais rastreando o comportamento a base de IoT que dobraram nos últimos cinco anos, sinal que nos dirigimos à porta da Internet do Comportamento. Ambas, Internet das coisas, IoT, e do comportamento, IoB, tem potencial de novas frentes de tecnologia com IoB em estágio inicial. A Gartner informa que até 2025 a IoB prevalecerá em metade da população mundial e o recente aumento de dispositivos IoT indica o mesmo.
A Internet do comportamento é ramo da Internet das coisas denominando implementação moderna do comportamento do indivíduo, personalizado e conectado. Dados que as empresas obtém com o smart appliances conectados à internet são utilizados para monitorar atividades diárias. A interconecção dos dispositivos na Internet via smartphone, monitora atividades como locais de visitas, hotel que se hospedou e por quanto tempo ficou, etc. Detalhes sobre comportamentos, gostos, desgostos, interesses, hábitos diários e de compra serão usados direcionando coisas comerciais e não comerciais. O smartwatch se limitava a informações sobre frequência cardíaca, contagem de passos, tempo de sono e etc, agora, monitora continuamente frequência cardíaca avisando quando o batimento cardíaco torna-se anormal. Dirá se deve seguir atividade específica reduzindo o aumento da freqüência cardíaca, orientará sobre melhoria da qualidade de sono e coisas que importam ao indivíduo, sugerindo atitudes de melhoria no bem estar.
Moral da Nota: a Internet do comportamento oferece às famílias, segurança, conforto e eficiência no dia a dia, por exemplo, na Covid-19 a IoB foi usada para detectar se determinada pessoa usou máscara e lavou a mão lembrando seguir a orientação de se proteger. Walmart, Amazon, Costco Wholesale Corp, The Kroger Company, Home Depot Inc usarão a Internet do comportamento para monitorar ativistas nas lojas. Locais com grandes encontros humanos serão monitorados através do IoB estimulando etiqueta específica. Em 2025 será, via internet do comportamento, eliminada a equipe física do processo de checkout e substituída por sistema de checkout automático instalado nos sites de compras.