O principal catalisador à expansão blcockchain é o DeFi que contribui ao congestionamento de dados. Dados blockchain são confusos e desorganizados e o desafio é tornar estrutura eficaz aos desenvolvedores que necessitam de fontes de dados e soluções precisas para organizá-los. Nesta ideia, a Covalent elimina problemas de conexão com centenas de protocolos fazendo milhões de chamadas API, encurtando trabalho aos desenvolvedores DeFi. A Covalent, focada em DLT projeta à empresas, disponibilizando software cuja solução otimiza operações com eficiência, velocidade, reduzindo despesas com dados estruturados blockchain.
A Covalent, startup canadense de criptografia fundada em 2018, cuja solução API fornece aos desenvolvedores ferramentas de análise de dados economizando tempo e eliminando complexidade, melhora estruturas de dados incentivando desenvolvimento de algoritmos do tipo Dijkstra. Tem 25 bilhões de transações indexadas disponíveis para desenvolvedores, fornecendo até 30 mil feeds de preços à pares fiat e criptográficos com acesso a mais de 200 mil contratos inteligentes para consulta, atualizados a cada 30 segundos, tornando uma das soluções de análise de dados mais regularmente atualizadas. O objetivo principal é capacitar empresas com recursos de processamento de dados blockchain, aprimorando recursos de desenvolvimento, focada em tornar-se fornecedora líder de dados de transações blockchain e software de pesquisa de criptografia. Parte integrante do ecossistema, colabora com empresas como Loopring, Consensys, CoinGecko, Skale, Matic, Cryptosheets, InstaDapp, Frontier e Authereum. A Covalent oferece suporte de casos de uso em dados como câmbio, custódia e tributação sem código e configuração dispensando profissional especializado. Estrutura dados blockchain desordenados, analisa por sua tecnologia proprietária fornecendo respostas à instituição, além de ajudar empresas acessar dados blockchain sintetizados para obter insights (descobertas) acomodando processos de tomada de decisão. Sem a Covalent, gerar dados estruturados para compreensão súbita de negócios (insights) significativos dificulta o desenvolvimento.
Moral da Nota: inovar em criptomoeda e blockchain exige dados que crescem em formato não padronizado, daí, centenas de aplicativos, protocolos e plataformas. Rastrear o progresso do ecossistema de criptomoedas e crescer adicionando carga de trabalho adicional e pressão a desenvolvedores, gera necessidade de alocar recursos para alcançar entendimento do mercado. A Covalent trabalha para desenvolver kit de ferramentas DeFi SDK abordando casos de uso emergentes não resolvidos no setor. O DeFi criou ativos difíceis de avaliar como sintéticos ou tokens de provedor de liquidez, criando ambiente quase impossível de desenvolver visão consolidada do mercado. O DeFi SDK da Covalent é usado por aplicativos descentralizados como Zerion e InstaDapp acessando dados Ethereum de modo econômico, imediato e preciso. A API da Covalent permite desenvolvedores e usuários obter transparência e visibilidade dos ativos nas redes blockchain, fornecendo solução que permite desenvolvedores integrar dados específicos do cliente em seus projetos. A API Covalent é RESTful, significando que é projetada para recursos disponíveis por meio de interface web podendo ser usada à saldos, moedas, rações, logs de eventos, ROI e valor em risco (VaR) à todos ativos blockchain. Os provedores de liquidez se beneficiam das posições abertas por meio dos recursos API em tempo real, sendo que a API pode ser usada para acessar relatórios de dados personalizados contendo histórico e desempenho nas carteiras individuais.