domingo, 14 de fevereiro de 2021

Descentralização econômica

A Alemanha busca blockchain para descentralizar a economia no setor de energia, se associando a empresas blockchain na busca por resultados. A Deutsche Energie-Agentur, DENA, grupo governamental responsável pela inovação energética no país, coloca seu ecossistema em banco de dados descentralizado. A DENA é parceira da Energy Web para projetar e construir registro digital nacional de recursos de energia distribuída, DER, com participantes da indústria e segundo a Energy Web, “o projeto permite que ativos energéticos, como termostatos, sistemas solares fotovoltaicos, baterias e postos de recarga de veículos elétricos, automáticamente se registrem em livro de identidade descentralizado permitindo utilização pela rede alemã de serviços como centrais virtuais e regulação de frequência”. A inovação em energia combinada com a Energy Web, empresas blockchain e criptográficas, digitalizará o sistema de energia nacional armazenando componentes em banco de dados descentralizado.

Financiado pelo estado utilizando DLT permitindo transações de mercado transparentes, o projeto de energia é apoiado pela Siemens com plataforma de comercialização de energia em blockchain demonstrada públicamente na Baviera. Chamado de projeto “Pebbles”, abreviação de “comércio de energia ponto a ponto baseado em blockchain”, realiza demonstração virtual da plataforma de mercado blockchain ao comércio de eletricidade otimizado na cidade de Wildpoldsried, Bavária, marco após lançamento do projeto. O Pebbles é iniciativa da concessionária regional Allgauer Uberlandwerk, operadora de rede AllgauNetz e Siemens financiado pelo Ministério Federal Alemão à Assuntos Econômicos e Energia, apoiado ainda pela Universidade de Ciências Aplicadas de Kempten e Instituto Fraunhofer de Tecnologia da Informação Aplicada. A iniciativa fornece plataforma permitindo produtores de energia comercializar eletricidade diretamente aos consumidores locais, sem intermediários ou operadores de rede tradicionais, sendo que a plataforma fornecerá energia flexível de armazenamento em bateria à veículos elétricos. 

Moral da Nota: o esforço enfrenta obstáculos remanescentes para colocar o projeto em funcionamento, segundo a DENA, embora identidades digitais blockchain, em teste, pareçam favoráveis. A implementação projetada para garantir que informações relacionadas à transações de mercado sejam imutáveis ​​e transparentes, sendo que o Pebbles não é o único projeto de energia blockchain em desenvolvimento na Alemanha. O BMWi publicou análise das principais implementações blockchain no comércio de energia, destacando quatro projetos incluindo BloGPV, SMECS, ETIBLOGG, bem como Pebbles.