sábado, 20 de fevereiro de 2021

Blockchain e clima

A Huawei adota tecnologias digitais e IoT na geração de energia renovável inserida no conceito Residencial solar fusion. A solução fotovoltaica residencial inteligente de próxima geração 'FusionSolar', enfatiza instalação fácil, segura e operabilidade de longo prazo com autoconsumo de 100% e base nos padrões da indústria. A energia solar atende a demanda doméstica de eletricidade durante o dia, sendo o excedente gerado usado para carregar baterias, descarregadas na demanda noturna e, deste modo,  atingir altos níveis de autoconsumo. A solução residencial Huawei tem design compacto e leve, aparência elegante, facilitando instalação com alta eficiência, proteções alimentadas por IA e tecnologia livre de manutenção, design sem fusível, ventilador e tela LCD. A bateria residencial inteligente Huawei Luna2000 é destaque na solução com aparência simplificada e células de fosfato de ferro e lítio, LiFePO4, aumentando segurança. O design é modular suportando expansão flexível de energia, 5–30 kWh, com bateria usando otimizador de energia integrado oferecendo suporte ao gerenciamento independente de carga e descarga. Otimizadores de energia projetados pela Huawei maximizam eficiência dos módulos fotovoltaicos em até 30%, independente de sombras e orientações inconsistentes.

Neste conceito ambiental, a japonesa Marubeni anunciou parceria com a Circularise, startup holandesa Blockchain, para rastrear produtos químicos e plásticos na cadeia de suprimentos. A Blockchain será utilizada para tornar os processos de negócios mais sustentáveis, sendo que a Circularise atraiu a Porsche como parceira na rastreabilidade dos plásticos. A startup é empregada para rastrear plásticos ​​na produção de automóveis, garantindo sustentabilidade dos materiais com privacidade como aspecto importante, contrabalançada com transparência Blockchain. Os fornecedores de materiais subcontratados terão dados que precisam ser validados, dada a relação entre fornecedor e subcontratado, e, caso haja dificuldade no fornecimento de informação, a Circularise desenvolveu a solução chamada “Smart Questioning” que permite questionamento se o material contém ingrediente tóxico como mercúrio por exemplo e, para proteger a identidade do fornecedor, a resposta é 'sim' ou 'não'.

Moral da Nota: a Huawei, maior fornecedora de inversores do mundo desde 2015, fornece soluções fotovoltaicas inteligentes, seguras e fiáveis, proporcionando garantia nos países onde instalados maximizando retorno do investimento ao longo da vida útil das instalações. O  Diretor de Operações Sênior e Chefe de Negócios de Plásticos da Marubeni avalia que “a tecnologia digital da Circularise tem potencial de fornecer visibilidade, permitindo melhor tomada de decisão quando se trata de fornecimento sustentável de matéria-prima”. Ainda, a Rio Tinto revelou solução Start Blockchain no fornecimento de alumínio sustentável e a BASF, recicladora canadense de plásticos, usa seu reciChain para classificar diferentes tipos de plásticos.