Um dos debates centrais na comunidade de criptografia em 2020 é a Prova de Trabalho, PoW, versus Prova de Participação, PoS, esta última, um dos desenvolvimentos mais importantes do ano com a aposta líquida podendo encerrar a questão dando flexibilidade à indústria fintech. Na compra de um token de criptomoeda o computador compete para resolver equação matemática complexa e confirmar a transação na blockchain, daí, Prova de trabalho é o ato de resolver a equação confirmando a cobrança, “bloco”, das transações, também chamado "mineração" sendo o Bitcoin maior exemplo de blockchain usando PoW. Já Prova de aposta é um método diferente de confirmação de transações na blockchain em que o PoS seleciona o próximo mineiro, baseado em quanto desse token pode ser congelado na conta; o ato de congelamento é chamado de "estacagem". O estaqueamento dispensa hardware de mineração sendo método de validação mais ecológico, pois reduz o gasto de energia.
urge daí o conceito de estaca líquida, versão do PoS cujos participantes podem escolher e apostar em ativo digital à vários blockchains, recebendo nesse ínterim um derivado para negociar conforme seus ativos são congelados, literalmente tornando líquidos os ativos apostados. A piquetagem líquida ou processo de conectar dois componentes criando ajuste de interferência entre duas peças é a base do projeto DeFi KIRA, construído em nova rede com módulo de piquetagem líquida embutido. A estaca líquida do KIRA chamada Multi Bonded Proof-of-Stake, MBPoS, permite apostar qualquer ativo digital blockchain interconectado, não se limitando a criptomoedas, mas a fiat digital, bens imóveis digitais, commodities e arte. Os usuários recebem derivativos 1:1 quando os ativos são apostados, podendo continuar ganhar receita com tais ativos através de recompensas em bloco, taxas, mantendo a liquidez, daí, negociar ativos e manter custódia com menor risco. Tal evento permite rotação constante de energia na rede aumentando o número de membros que validam transações diferentes.
Moral da Nota: trocar tokens de uma variedade de blockchains independentes parece o próximo passo na indústria de criptografia. A estaca líquida é transformadora do PoS tradicional, evitando o modelo clássico de “enriquecimento mais rico” que recompensa os criadores das maiores apostas evitando que usuários percam temporariamente a custódia dos ativos. O método de estaca mais líquida, seguro e eficiente, pode avançar à método de validação mais ambientalmente consciente e igualitário.