terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Revolução blockchain

Ao digitalizar transações internacionais tradicionais da cadeia de valor, através da utilização pela Trusple de contratos inteligentes blockchain, torna cada contrato à prova de violação. Dentre seus principais casos de uso incluem bancos e empresas de pequeno e médio porte, como Citi, DBS Bank, Deutsche Bank e Standard Chartered. A Vakt, disponível nos mercados de petróleo, permite comerciantes, terminais, corretores e bancos de financiamento comercial, troca de dados e documentos de forma segura e contínua diretamente de seus sistemas internos. A plataforma construída em blockchain pela colaboração e alianças de empresas como BP, Equinor, Gunvor, Koch Supply & Trading, Mercury e Shell permite usuários gerenciar transações físicas, confirmar transações de negócios e liquidações de faturas sem ineficiências dos processos em papel. A Vakt opera como fonte única de informações aos participantes do ecossistema, com trilha de auditoria distribuída, protegendo privacidade dos dados.

O WaveBL, fundada em 2015, afirma ser o primeiro aplicativo do mundo para troca de documentos. A empresa fez parceria com o Barclays Bank, Israel Shipping Company e Sparx Logistics, empresa de logística com sede na China, para testar e implementar a plataforma. Projetado para usuários trocar e assinar documentos digitalmente como conhecimentos de embarque em rede ponto a ponto criptograficamente criptografada, sem registro central, usuários do Wave gerenciam documentos comerciais em todas as transações. A Sita, fornecedora de soluções e serviços para companhias aéreas e aeroportos, criou a Aero Blockchain Alliance aplicando DLT como solução dos principais problemas de negócios no setor. Além da blockchain a plataforma agrega dados eletrônicos à despachantes e transportadores, sem mencionar companhias aéreas e operadores terrestres que utilizam IoT, aprimorando carga com sensores IoT capaz de realizar rastreamento avançado de remessas. Documentos de transporte de importação e exportação serão digitalizados através da plataforma automatizando os principais processos. Já a Calista é empresa de serviços de exportação automatizada e sediada nos EUA, verifica documentos de logística e atividades de cumprimento e fornece soluções de rastreamento. Plataforma de alcance global pelas entidades participantes, usa modelo de assinatura e taxa aos serviços. Dentre os participantes estão o Astana International Financial Center, Trade-Van, o porto de informações China-ASEAN e o Ministério do Comércio e Indústria da Tailândia.

Moral da Nota: lançado em outubro/2020 o China-Europe e-Single integra na plataforma serviços de back-office, incluindo monitoramento de cadeias de suprimentos de logística, facilidade na intermodalidade, rastreabilidade de cargas na cadeia de valor e integração de serviços de gestão da cadeia de suprimentos. As empresas participantes monitoram a cadeia logística de suprimentos, possibilitando resposta em tempo recorde principalmente em períodos de restrições como da pandemia. Construída com arquitetura descentralizada, otimiza fluxo de informações no comércio internacional, com recursos que suportam autenticação de ativos, verificação de usuário e registro de ativos, sendo que documentos ou eventos necessários no comércio internacional são digitalizados via plataforma aumentando o nível de confiança. A plataforma tem alvo em Cingapura, Holanda e Coréia do Sul com partícipes como Samsung SDS, acionista da empresa, Autoridade de Rotterdam, grupo de transportadores, exportadores e compradores na cadeia de abastecimento.