A blockchain permite autosustentabilidade e governança necessária tendo como referência base de conhecimento e confiança, sendo infraestrutura crítica subjacente à criptomoedas cuja característica comum como livro-razão distribuído é a atualização sequencial de registro de transação verificável, criptográficamente seguro entre rede de pares, operando sob conjunto de regras impostas pelo software. Através do Bitcoin foi introduzida a primeira tecnologia de razão distribuída descentralizada e resistente à censura, apreensão e conluio. A tecnologia nas várias manifestações inclui a blockchain Ethereum, sistema de consenso global que permite usuários coordenarar e cooperar com fonte neutra de informações, sem confiança entre si ou em administrador centralizado. Dentre os casos de uso estão desde finanças e comercialização de energia até gerenciamento da cadeia de suprimentos.
A Finnovista, organização promotora de transformação do setor financeiro, lidera na América Latina a maior pesquisa sobre percepções e usos da Blockchain no setor financeiro. Convoca à participação ao maior estudo sobre percepções e utilização blockchain, desafios e oportunidades da tecnologia à instituições financeiras. A pesquisa é via questionário entre instituições financeiras, startups Fintech e Blockchain atuando na América Latina especialmente Argentina, Brasil, Colômbia e México. O objetivo é identificar o pensamento de atores relevantes em relação a Blockchain, tecnologia que transforma o setor financeiro em particular. A Finnovista trabalha em atividades colaborativas com empreendedores e corporações, via conferências, programas de aceleração, escalonamento, engajamento com startups e programas de inovação conduzindo jornada de inovação e transformação. Se consolidou como investidor ativo de fintechs e player relevante no ecossistema empresarial da América Latina, com comunidade de mais de 30 mil inovadores e 2.500 startups. A participação na pesquisa é oportunidade de expressar opinião sobre utilização e desafios na adoção da tecnologia Blockchain no setor financeiro pelos principais players do setor.
Moral da Nota: o debate atual envolve como a tecnologia blockchain afeta instituições financeiras, daí, o questionamento à instituições financeiras latino-americanas sobre a tecnologia, se é vista como oportunidade ou ameaça, além de entender se atualmente a utilizam, se já usaram no passado ou se estão abertos à utilizá-la no futuro. A blockchain tem possibilidade de afetar segmentos fintech tradicionais como pagamentos, remessas, empréstimos, investimentos, etc, daí buscar o entendimento das Fintechs sobre a tecnologia e se atualmente a estão aproveitando. A conclusão será em 2021.